Forças!

Filho de Zé Vaqueiro retorna à UTI após parada cardíaca

'Nos ajuda Deus', diz mãe após voltar com bebê ao hospital

Imagem ilustrativa da imagem Filho de Zé Vaqueiro retorna à UTI após parada cardíaca
|  Foto: Reprodução - Redes sociais

Arthur, filho do cantor Zé Vaqueiro e Ingra Soares, voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na sexta-feira (17) após sofrer uma parada cardíaca. O menino de 9 meses havia recebido alta na quinta-feira, após ficar internado desde o nascimento.

Arthur foi diagnosticado com uma malformação congênita associada à trissomia do cromossomo 13, conhecida como Síndrome de Patau.

No Instagram, a mãe de Arthur, Ingra Soares, registrou o retorno ao hospital. 

Imagem ilustrativa da imagem Filho de Zé Vaqueiro retorna à UTI após parada cardíaca
|  Foto: Reprodução - Redes sociais

''Hoje o Arthur teve uma parada cardíaca, já estamos com ele hospitalizado novamente na UTI. Uma síndrome cruel, nos ajuda Deus.'', lamentou a mãe. 

Entenda o que é a Síndrome de Patau

A Síndrome de Patau é uma condição genética resultante da presença de uma cópia adicional do cromossomo 13, que normalmente possui duas cópias. A condição leva a diversas complicações no desenvolvimento fetal, incluindo problemas no sistema nervoso, defeitos cardíacos e fendas no lábio e palato. A síndrome foi descrita pela primeira vez na década de 1960 pelo geneticista Klaus Patau.

Os sintomas incluem crises convulsivas, anormalidades cardiovasculares, malformações renais, fraqueza muscular, surdez devido a orelhas deformadas, e anomalias oculares, como olhos ausentes ou afastados.

Além disso, crianças com Síndrome de Patau podem apresentar deficiência intelectual e dificuldades de comunicação e cognição.

Não existe um tratamento específico para a Síndrome de Patau. No entanto, é necessário acompanhamento médico contínuo, e as complicações são tratadas conforme surgem.

No Brasil, alguns testes para detectar a síndrome durante a gravidez ou após o parto estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

< Banhistas se arriscam e furam isolamento em praia de Niterói Mulher recebe aprovação para pedido de eutanásia <