Reconhecimento
Filme brasileiro ganha prêmio em festival internacional; veja qual
É a primeira vitória do cinema nacional neste evento desde 1981
O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" foi premiado com o título de "Melhor Roteiro" na 81ª edição do Festival de Veneza, realizada neste sábado (7). O longa-metragem é dirigido pelo consagrado cineasta Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello. Essa foi a primeira vitória de um filme do cinema nacional, neste festival, desde a década de 80.
Inspirado na vida real de Eunice Paiva, o filme retrata a incansável busca de uma mãe, vivida por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em diferentes fases da vida, para descobrir o destino de seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
Além de receber o prêmio de "Melhor Roteiro", a obra também foi um dos concorrentes ao "Leão de Ouro", a principal honraria do festival, que nesta edição foi conquistada pelo filme "The Room Next Door", dirigido por Pedro Almodóvar. Salles, que passou sete anos dedicado à produção do longa, tem uma conexão pessoal com a história.
Ele conheceu a família Paiva ainda na juventude e frequentou a casa no Rio de Janeiro de onde, nos anos 1970, Rubens Paiva foi levado pelos militares, sem nunca mais retornar. O filme foi bem recebido pela crítica internacional, com avaliações majoritariamente positivas. A atuação de Fernanda Torres foi particularmente elogiada.
De acordo com o site americano "Deadline", a exibição do filme no Festival de Veneza em 1º de agosto foi aplaudida por 10 minutos pela plateia. Embora ainda não tenha data de estreia definida no Brasil, o filme será lançado exclusivamente nos cinemas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!