Na estrada!

Furgão itinerante leva cultura para a população no Rio

São oferecidas também atividades lúdicas e shows

Contadores de histórias promovem a cultura disponibilizando acervo de mais de 800 títulos, atividades lúdicas e shows com artistas locais até 9 de julho
Contadores de histórias promovem a cultura disponibilizando acervo de mais de 800 títulos, atividades lúdicas e shows com artistas locais até 9 de julho |  Foto: Divulgação

Uma trupe de contadores de histórias subiu a bordo do furgão Book Truck, no dia 13 de junho, e está percorrendo a cidade do Rio de Janeiro para levar diversão, contação de histórias e música para pessoas de todas as idades. Os mascotes Bookinho e Joca acompanham o grupo, que está visitando escolas, praças, asilos, casas de acolhimento e pontos turísticos até dia 9 de julho. Dentro do furgão estão disponíveis mais de 800 títulos, de diversos gêneros e acessíveis para todo o público.

O Book Truck é um furgão customizado, que teve seu interior transformado em uma biblioteca, com um rico acervo, com materiais lúdicos e recursos digitais para audiobooks. O projeto também oferece atividades culturais diariamente como contação de histórias com teatro de bonecos, música e apresentações de artistas locais.

O projeto é subsidiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991) e o objetivo é promover a leitura e manifestações culturais de forma itinerante.

O Book Truck já está na sua segunda edição. A primeira foi realizada em 2018, com um público de mais de 80 mil pessoas em 21 cidades brasileiras visitadas no período de 180 dias. Desta vez, o Book Truck passará por cidades do Sul e Sudeste do Brasil, sempre estimulando a literatura e a cultura. No Rio de Janeiro, o projeto vai atender bairros como Penha, Vargem Grande, Benfica, Anchieta e Copacabana. O calendário pode ser conferido no link: www.booktruck.com.br/programacao.

Acessibilidade

É muito importante que o Book Truck seja acessível para todos. O público tem acesso a audiobooks para pessoas com deficiência auditiva, livros em braile para leitores com deficiência visual e rampa de acesso ao furgão para cadeirantes. Algumas atividades também contam com tradução em libras em tempo real.

O projeto foi idealizado pela VR Projetos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura do Rio de Janeiro.

< Menino de 9 anos é encontrado morto no Rio; pai é suspeito Gatos 'devoram' tutora que morreu dentro de casa <