Iniciativa
Globo recria voz de Léo Batista por IA e divide opiniões; ouça
Jornalista esportivo faleceu aos 92 anos, em janeiro deste ano

A TV Globo prestou uma homenagem a Léo Batista durante as celebrações dos 60 anos da emissora, utilizando tecnologia de inteligência artificial (IA) para recriar sua voz e narrar os gols da rodada do Brasileirão neste domingo (27). A homenagem foi realizada com a autorização da família do jornalista, que faleceu em janeiro deste ano, mas gerou opiniões divididas nas redes sociais.
Léo Batista morreu no dia 19 de janeiro de 2025, aos 92 anos, devido a complicações de um câncer no pâncreas. Ícone da TV Globo, onde trabalhou por mais de 50 anos, ele foi responsável pela criação do programa Globo Esporte em 1978.
Além de ser o criador do Globo Esporte, Léo também narrou os gols no Fantástico e introduziu a participação da zebra (hoje substituída pelos cavalinhos). Durante as transmissões, ele ainda fazia a narração dos gols nos intervalos da emissora. Confira a homenagem:
Homenagem dividiu opiniões
Nas redes sociais, a homenagem dividiu opiniões. Alguns internautas criticaram a decisão da emissora, considerando-a uma falta de respeito ao jornalista. "Sempre achei isso um desrespeito", escreveu um usuário. "Que coisa absurda é essa?", questionou outro.
"Embora a voz tenha ficado parecida, ela ficou sem emoção. O Léo tinha muita energia na voz ao narrar os lances", destacou um internauta no X. "Que coisa bizarra a Globo fez agora usando a voz do Léo Batista", comentou outro usuário.
Por outro lado, fãs de Léo Batista, conhecido pelo quadro da zebrinha no Fantástico, se emocionaram com a homenagem, relembrando o estilo único do jornalista.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!