Entretenimento

Google: 23 anos da empresa que transformou o mundo da tecnologia

Imagem ilustrativa da imagem Google: 23 anos da empresa que transformou o mundo da tecnologia
Empresa domina diversas áreas tecnológicas e impacta diariamente a vida das pessoas. Foto: Divulgação/Google

Se você quer saber qualquer coisa, desde a altura de determinada atriz, até como chegar em algum lugar, você já utilizou o Google. A empresa foi fundada em 1998 pelos jovens universitários Larry Page e Sergey Brin, a fim de ser um projeto universitário de buscas, porém, com o sucesso absoluto, acabou se tornando algo muito maior, dominando vários mercados e se tornou uma gigante mundial.

Mesmo que seu produto mais popular seja a clássica página de pesquisas, que já conquistou todo o mundo, se tornando tela inicial da maioria das pessoas, a Google possui uma dezena de outras vertentes, que são utilizadas diariamente por grande parte da população mundial. Algumas dessas ferramentas são declaradamente pertencentes à empresa, como Gmail e Google Meet, já outras são mais discretas, como o Youtube.

Império Google

Basta digitar "google" no... Google e você terá como resposta os mais diversos serviços oferecidos pela empresa. Alguns deles mais conhecidos são: o navegador Chrome, o arquivo virtual Google Fotos, o disco de armazenamento Google Drive, além de Google Maps e Tradutor. Além disso, no meio da pandemia, o Google Meet e o Classroom se tornaram grandes aliados dos professores e escolas, se tornando alguns dos aplicativos mais utilizados em 2020.

O sucesso da empresa e de seus softwares se dá principalmente pela total conectividade em todos os aplicativos. Basta você criar, rapidamente, um e-mail e todos os programas da Google começam a compartilhar as informações automaticamente, por exemplo, se você usar o Gmail para comprar uma passagem aérea, automaticamente ela aparecerá na sua Google Agenda, fazendo lembretes até o momento da viagem. A única empresa a oferecer um serviço semelhante é a Apple, porém, ainda assim, é menos utilizada que a gigante de buscas.

Além disso, a Google também é responsável pelo sistema operacional Android, utilizado por todas as empresas de celulares, menos a Apple, que utiliza seu próprio sistema, o iOS.

Do virtual para o real

Depois de preencher as telas de diversos aparelhos, com os seus programas e aplicativos, a Google investiu em seus próprios aparelhos, como o Chromecast, um pequeno dispositivo capaz de transformar qualquer TV em uma SmartTV, já que possibilita baixar e reproduzir diversos aplicativos de streamings. Além disso, também temos o Google Home, pequenos alto-falantes inteligentes integrados a ferramenta de pesquisa, semelhante a Alexa da Amazon, porém sem tanta popularidade.

Atualmente, o gadget de maior sucesso da gigante de buscas são os smartphones Pixel, que já está na sua sexta geração e traz o Android mais puro que pode ser encontrado no mercado, além de câmeras excepcionais e um sistema completamente otimizado para o aparelho, se tornando a melhor combinação entre um hardware e software Android.

Fracassos

Apesar de colecionar diversos produtos bem sucedidos, a Google também já teve seus fracassos. O mais conhecido sem dúvidas foi a rede social Google+, lançada em 2011 com a proposta de substituir o Facebook, porém não obteve o sucesso necessário, sendo encerrado oficialmente em 2018 após vários vazamentos de dados dos (pouquíssimos) usuários.

Ademais, a empresa também tentou inovar no lançamento dos óculos inteligentes em 2014, mas, apesar da tecnologia chamar atenção, por conta dos travamentos e do alto custo, acabou sendo deixada de lado pelo público.

Cultura Google

Além de todos seus softwares e hardwares, a Google também é responsável por uma implementação de uma cultura de trabalho inspiradora em todo o mundo. Focando na produção dos funcionários e não nas horas trabalhadas, a empresa se tornou referência ao ter um espaço completamente livre e voltado para a criatividade, uma vez que defendem que a produtividade é maior quando o funcionário não está sob pressão.

Tal cultura empresarial, inclusive, se tornou pano de fundo para filmes, como Os Estagiários, lançado em 2013.

https://www.youtube.com/watch?v=iJNvxWemhI4
Trailer de Os Estagiários. Fonte: Divulgação

Portanto, seja nos aplicativos, nos aparelhos, na forma de trabalhar e até mesmo nos fracassos, a Google, desde a sua criação, tem estado presente em nossas vidas e transformando a forma como lidamos com a tecnologia, facilitando as tarefas mais básicas e implementando novas formas de concluir as tarefas. Assim, a empresa que sempre aposta em inovações diárias, cresce absurdamente a cada ano, se tornando referência quando o assunto é sucesso.

Agora, nos resta esperar para ver o que a Google tem para nos apresentar nos próximos anos.

< Inscrições para o vestibular do Cederj abertas nesta segunda-feira Vasco recebe o Goiás nesta segunda com presença do público <