Entretenimento
'Horrorizado', diz amigo de pintor sobre campanha protagonizada por Beyoncé
Ai gente, o feriado mal acabou, mas os babados estão quentinhos! Amigos de Jean-Michel Basquiat estão "horrorizados" com a campanha estrelada por Beyoncé e Jay-Z.
Na propaganda da Tiffany & Co, o casal poderoso posou ao lado de uma pintura do falecido artista, e vale ressaltar que é um dos quadros mais valorizados da história.
Quem afirmou essa história foi Alexis Adler, que morou com Basquiat entre 1979 e 1980, ao "The Daily Beast Sunday".
"Eu tinha visto o anúncio alguns dias atrás e fiquei horrorizado. A comercialização e a mercantilização de Jean e sua arte neste momento – não é realmente o que ele tratava".
Alexis Adler
Adler ainda disse que o artista anticapitalista, que morreu aos 27 anos, em 1988, tinha o sonho de ver sua arte em museus, para que assim fosse mais acessível ao público.
"Infelizmente, os museus chegaram tarde, então a maior parte da arte de Jean está em mãos privadas… Por que mostrá-lo como um adereço para um anúncio? Empreste para um museu. Em uma época em que havia poucos artistas negros representados em museus ocidentais, esse era seu objetivo: chegar a um museu".
Alexis Adler
Beyoncé é a primeira mulher negra a usar um diamante Tiffany em mais de 150 anos da joia. A peça nunca foi cogitada para venda e foi adquirida por Charles Lewis Tiffani, fundador da marca, em 1878. O diamante foi descoberto nas minas da África do Sul e tem mais de 128 quilates, divididos em 82 faces.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!