Gratidão

Juliana Paes aparece de surpresa para alunos de Niterói; vídeo

Atriz esteve presente no projeto ‘Lê Pra Mim?’

Atriz participou de um projeto voltado para crianças
Atriz participou de um projeto voltado para crianças |  Foto: Prefeitura de Niterói/Cheila Pacetti

A atriz Juliana Paes esteve presente no evento "Lê Pra Mim", que aconteceu no Espaço Cultural Correios, no Centro de Niterói, na última sexta-feira (1º).

O evento foi voltado para crianças da Rede Municipal de Educação e contou também com a participação dos atores Richard Abelha, Samuel Assis, da comediante Dadá Coelho, entre outros.

Leia+: Ana Maria Braga surge agarrada com namorado na gringa

Leia+: Jojo Todynho quebra silêncio sobre briga com Anitta

Leia+: Luiza Brunet se pronuncia sobre expulsão de Wanessa no BBB

O projeto visa incentivar a leitura de livros infantis. Durante o evento, a atriz leu o livro "A Menina que Não Gostava de Ler", obra escrita por Lilian Gramacho, que conta a história de uma menina que detestava livros e, um dia, passa a enxergá-los de forma diferente.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

"As crianças acabam nos vendo na TV e criam uma identificação, seja por qual motivo for. Então, se estamos aqui, propondo a leitura e fazendo com que elas pensem na importância de ler e criar suas próprias imagens através da leitura, podemos incentivar um pouco isso. Por que não? E para mim, pessoalmente, poderia ficar lendo mais livros para eles. É tão gratificante ter esse contato", afirmou a atriz em um vídeo postado pela prefeitura.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Niterói (@niteroipref)

O projeto, idealizado pela atriz Sônia de Paula, convida os artistas para conduzir a leitura de obras escolhidas e partilhar suas próprias histórias, despertando a curiosidade dos estudantes. É a segunda vez que Niterói participa do projeto.

A cada encontro, dois livros infantis são lidos pelos convidados e cada criança leva um exemplar para casa. Cada apresentação tem um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que faz a tradução simultânea para crianças com baixa audição.

Outra personalidade convidada, a atriz Alexandra Richter falou da alegria de voltar a Niterói, cidade onde gravou o filme “Minha Mãe É Uma Peça”, com o saudoso Paulo Gustavo. Ela fez a leitura do livro “Serelepe – a história de amizade entre um menino e um esquilo”, de Silvana Salerno, para estudantes da Umei Olga Benário.

“Por conta da internet, de aplicativos e jogos, as crianças hoje em dia leem pouco. Quando a Soninha me chamou para o projeto, eu topei na hora. É importante que as crianças tenham a oportunidade de observar, tocar, um livro físico. Eu também faço questão de exaltar a cultura, mostrando como a história é criada, como ela é ilustrada. Acho que eles curtiram, pois ficaram quietinhos! Este projeto é incrível, e eles ainda ganham um livro! É impressionante essa troca”, elogiou a atriz.

O coreógrafo Carlinhos de Jesus teve um motivo a mais para se identificar. Formado em Pedagogia, ele ressaltou a importância da leitura na formação das crianças.

“Me honra muito participar desse momento. Nos dias de hoje, infelizmente, a leitura perde muito para o celular. Os livros podem ser para as crianças um caminho de diversão e conhecimento. A personalidade e o caráter dessas crianças começam a ser formados a partir da leitura. Sou pedagogo de formação. A Pedagogia me ensinou algo para além da dança, pois me conferiu disciplina. A dança, que para mim era uma diversão, eu passei a academizar a partir do conhecimento, da leitura”, contou Carlinhos.

Miguel Renan, de 5 anos, que estuda na Umei Olga Benário, vibrou ao ouvir uma nova história e poder conhecer Carlinhos de Jesus e Alexandra Ritcher.

“Gostei muito da história que a tia contou e de poder conhecer famosos. Foi muito legal”.

< Veja o momento em que ator agride gerente de bar na Barra Final feliz para Mila! Cadela é encontrada na Zona Sul de Niterói <