Cultura & arte

MAC 27 anos: dança, exposição e shows gratuitos; confira

Museu completa aniversário com extensa programação

Museu foi inaugurado em 1996 e foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer
Museu foi inaugurado em 1996 e foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer |  Foto: Karina Cruz
 

O Muse de Arte Contemporânea de Niterói completa 27 anos no próximo sábado (2) com extensa programação gratuita. A agenda de eventos inclui dança, exposição e muita música para comemorar a data.

O dia começa no sábado (2) com a inauguração da instalação Disponível, de Leandra Espírito Santo na Praça do museu. A mostra fica até o dia 26 de setembro. 

Às 10h, é a vez da Oequestra da grota, com o espetáculo 'Brasil e suas cores'. Às 14h, tem aulão de dança de salão com os professores Henrique Passos e Renata Vidal. A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta o espetáculo “Arteiros” às 17h. 

Já no domingo (3), acontece mais uma edição do tradicional Baile Charme da Família Black Star, das 12h às 18h. 

Durante toda a programação das 9h às 18h, também tem a Feira Papagoiaba e presença de cervejarias artesanais de Niterói. Além disso, haverá exposições nas galerias internas com entrada gratuita.

História

Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é um dos cartões-postais da cidade. 

Localizado no Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o MAC conta com uma fachada futurística, que oferece ao visitante uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro e Niterói. O MAC também integra o Caminho Niemeyer, segundo maior complexo arquitetônico do artista no Brasil. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Enfoco Site de Notícias (@enfoco.com.br)

Inaugurado em 2 de setembro de 1996, ocupa um espaço de 2.500 m² na paisagem urbana. Logo que chega ao museu, uma grande praça recepciona o visitante. Ainda em sua área externa, um espelho d’água ao redor do prédio compõe o visual arrojado, com uma grande rampa com piso vermelho, que conduz o visitante aos pavimentos superiores do museu. Internamente, galerias e uma biblioteca são espaços dedicados ao público, além das salas administrativas. No subsolo possui um auditório para cerca de 80 pessoas e o Bistrô.  

O MAC abriga em seu acervo mais de 1.800 obras, cobrindo uma produção que percorre desde  a década de 50 até os dias atuais. Pertencente a João Sattamini, a Coleção Sattamini, que está no museu sob regime de comodato, é uma das mais importantes coleções de arte contemporânea do país. Além dela, o Acervo MAC, próprio do Museu,  reúne obras doadas por diversos artistas. O Museu também realiza exposições temporárias, atividades e projetos voltados para a arte contemporânea. Já a Biblioteca possui cerca de 57 mil documentos sobre arte moderna e contemporânea brasileira. 

< Tatá Werneck testa positivo para Covid após festa de aniversário Suspeito de matar jovem na Rocinha presta depoimento à polícia <