Entretenimento

MAC com entrada gratuita até domingo em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem MAC com entrada gratuita até domingo em Niterói
|  Foto: foto: Vítor Soares
Foto: Vítor Soares

Termina neste domingo (3) a entrada gratuita no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A medida foi adotada durante todo o mês de setembro, em comemoração ao aniversário de 25 anos do MAC.

Para garantir a entrada é necessário apresentar comprovante de vacinação. O passaporte começou a valer a partir desta sexta (1º) em diversos locais públicos e privados da cidade e tem objetivo de conter a proliferação do vírus da Covid-19.

Além disso, neste sábado (2), o museu ficará aberto até as 20h. O MAC fica aberto para visitação de terça a domingo, das 11h às 16h e o pátio de domingo a domingo das 9h às 16h.

25 anos

No dia 2 de setembro o museu comemorou 25 anos com uma programação especial. São sete exposições que contam a história do local e exploram também a arte contemporânea e o modernismo brasileiro. As mostras ocupam todos os espaços: galerias internas, rampa e praça.

O MAC faz parte de um conjunto de 27 obras que o arquiteto selecionou como as mais importantes em quatro cidades. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2015, o museu já recebeu mais de 2.800.000 pessoas e nomes como David Bowie, Juliette Binoche, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

https://www.youtube.com/watch?v=n1Hk791nvXA

Exposições

90 | 25 – O conjunto das exposições do salão principal, varanda e mezanino forma a instalação 90 | 25. No salão principal estarão expostas obras de Oskar Metsavaht relacionadas aos 90 anos do Cristo Redentor, e a exposição se chama “Ícones e arquétipos”; na varanda, o diálogo entre obras da coleção Sattamini do MAC e obras de Oskar Metsavaht, intitulada “A simbologia da paisagem”; no mezanino, a mostra recebeu o nome de 'A materialização do invisível', com obras da coleção Sattamini. A curadoria é de Marcus de Lontra Costa.

Transeuntis Mundi – Uma exposição inédita no Brasil fará parte das comemorações dos 25 anos do MAC: 'Web Derive 01', do projeto Transeuntis Mundi, da artista transmídia, pesquisadora e musicista brasileira, Cândida Borges, e do artista colombiano e escritor, Gabriel Mario Vélez. A obra, que já esteve em sete países, poderá ser vista em Niterói, primeira cidade brasileira a recebê-la, em duas versões: presencial, entre os dias 8 e 12 de setembro, e online, pelo site do MAC, até 30 de setembro. A exposição virtual mostrará por meio de imagens e sons as interações culturais, fruto da migração mundial.

Samba Exaltação – Segunda exposição individual do artista Felippe Moraes na instituição e parte da programação especial de celebração dos 25 anos do museu. A partir do dia 8 de setembro, o público poderá conferir um panorama dos trabalhos em néon produzidos desde 2019, todos inéditos no Rio de Janeiro. Com citações de compositores como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Nelson Sargento. Eles tecem comentários filosóficos sobre o carnaval ausente, a pandemia e o atual contexto histórico e social do Brasil. A mostra terá conteúdo presencial e online, que pode ser acessado por QR codes espalhados pelo espaço e texto curatorial assinado pelo curador e pesquisador Alexandre Sá.

Monumento Comemorativo – O monumento aos 25 anos do MAC Niterói é uma obra criada para ser vista por todos os lados. Mais que uma alusão à idade do museu, ele é uma comemoração à arte. Um confronto de formas, que, através do Círculo Único – movimento criado por José Raul Allegretti, seu autor, se harmoniza nos olhos, mente e espírito de quem a vê. Curadoria de Priscilla Allegretti.

MAC Origens – Uma instituição é feita da sua história e a do MAC Niterói começa antes mesmo da sua construção, na década de 1990. Neste espaço, será contado um pouco desse passado, em um pequeno recorte da trajetória. Por meio de imagens da construção, documentos, publicações, entre outros, é traçado um panorama das origens deste museu tão icônico e importante para Niterói.

< Dois criminosos mortos em SG após ataque a PM Passaporte da vacinação ainda sem adesão em Niterói <