Folia

Mais mudanças nos desfiles das escolas de samba em 2025

Decisão histórica foi tomada pela Liesa nesta terça-feira (11)

Além do aumento no tempo de desfile, outra novidade é a reconfiguração das cabines de jurados
Além do aumento no tempo de desfile, outra novidade é a reconfiguração das cabines de jurados |  Foto: Pericles Cutrim

Em uma decisão histórica tomada durante plenária nesta terça-feira (11), as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro optaram por estender o tempo de seus desfiles em 10 minutos.

Essa mudança significativa proporcionará às agremiações um intervalo de apresentação entre 70 e 80 minutos na Marquês de Sapucaí, conforme anunciado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

Leia+: Novo presidente da Liesa é o mais jovem da história; conheça

No ano anterior, os desfiles variaram entre 60 e 70 minutos, mas a nova medida reflete o desejo das escolas de explorarem mais suas performances e narrativas, enriquecendo ainda mais o espetáculo do Carnaval carioca.

Além do aumento no tempo de desfile, outra novidade é a reconfiguração das cabines de jurados. Agora, serão quatro módulos de julgamento distribuídos igualmente entre o lado par e o lado ímpar da Sapucaí, eliminando as cabines duplas.

Essa mudança visa garantir uma avaliação mais justa e precisa dos quesitos que compõem o desfile das escolas de samba, valorizando ainda mais o trabalho e a criatividade das agremiações.

Para os foliões e amantes do Carnaval, outra alteração marcante é a realização dos desfiles ao longo de três dias consecutivos: 2 (domingo), 3 (segunda) e 4 (terça) de março. Essa é a primeira vez na história em que os desfiles do Grupo Especial ocorrem nesse formato, proporcionando uma experiência prolongada e ainda mais intensa para todos os envolvidos.

As seis primeiras colocadas terão a oportunidade de brilhar novamente no Sábado das Campeãs, celebrando o sucesso e a dedicação de suas performances memoráveis.

< Saiba quem era o sargento do Bope que foi morto na Maré; vídeo Suspeito de furto morre eletrocutado e fica pendurado em fiação <