Choque

Suspeito de furto morre eletrocutado e fica pendurado em fiação

Caso aconteceu na madrugada desta quarta (12), no Rio

O corpo foi retirado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio
O corpo foi retirado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio |  Foto: Reprodução

Uma tentativa de furto de cabos elétricos terminou com o suspeito morto eletrocutado, na madrugada desta quarta-feira (12), em Santa Teresa, na região central do Rio. O homem teria se desequilibrado, tomou um choque e ficou pendurado na fiação pelas pernas.

Segundo a Polícia Militar, equipes do 5º BPM (Centro) foram acionadas para uma ocorrência de tentativa de furto de cabos. De acordo com o comando da unidade, um homem sofreu descarga elétrica e morreu no local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 6h23 para o salvamento do homem. Mas ao chegar ao local, a vítima já estava morta. O corpo foi retirado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio.

A Light informou que não foi preciso interromper o fornecimento de energia na região. O caso foi registrado na 7ª DP (Santa Teresa). Em nota, a Polícia Civil disse que fez uma perícia no local e que diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias da morte.

Prejuízo

Presente em 31 municípios do Rio de Janeiro, a Light diz que atua, diariamente, em parceria com o poder público para coibir a prática. O prejuízo anual para a companhia é de cerca R$ 800 milhões.

Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, a cada 100 clientes regulares há 34 que furtam energia.

Conforme a Light, o Rio é uma das áreas de concessão mais complexas do Brasil, com dificuldades estruturais históricas, em que os níveis de furto de energia são muito superiores à média nacional.

"O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, e causa prejuízos a toda a população. As ligações clandestinas são contra a lei e perigosas, pois podem ocasionar acidentes e incêndios. Além disso, este tipo de crime causa interrupções no fornecimento de energia, devido à sobrecarga na rede elétrica", enfatiza a concessionária.

Em locais com furto de energia, os transformadores da Light – configurados e instalados para atender os clientes da companhia naquela área – ficam sobrecarregados com a demanda irregular de energia provocada pelas ligações clandestinas.

< Mais mudanças nos desfiles das escolas de samba em 2025 Famoso por hits, Sorriso Maroto ganha maior honraria da Alerj <