Entretenimento

Marcelo Caldi faz live no Theatro Municipal de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Marcelo Caldi faz live no Theatro Municipal de Niterói
|  Foto: Foto: Bel Junqueira/Divulgação
O artista é considerado um dos músicos mais completos da atualidade. Foto: Bel Junqueira/Divulgação

Marcelo Caldi faz live, no dia 31 de julho, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói. Considerado um dos músicos mais completos da atualidade, ele é pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro, diretor musical, entre outros.

Tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho. O público poderá acompanhar a apresentação, por meio do Facebook do músico e do teatro @theatromunicipaldeniteroi.

Marcelo apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife, também criando arranjos inéditos para essas formações. Compôs “Alma carioca”, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015) e “Homenagem a Sivuca”, para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).

Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. A celebração teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro “Vem tocar sanfona”, que reúne 20 partituras inéditas de sua autoria, em diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom.

Participou dos mais importantes festivais de música instrumental no Brasil e já levou seu trabalho para países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Japão. Entre os álbuns autorais, destaca-se “A sanfona é meu dom” (2017), que inclui participações de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes, Bebê Kramer, Kiko Horta e outros.

Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do rei do baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).

Serviço

Marcelo Caldi – Live

Data: 31 de julho

Horário: 19 horas

Duração: 90 min

Transmissão: Facebook do Theatro Municipal de Niterói - @theatromunicipaldeniteroi

< Variante Delta deve ser dominante na cidade do Rio em breve, diz Soranz Lei permite reconversão de escritórios em moradias no Centro de Niterói <