Imersão

Mostra sobre Van Gogh propõe mergulho na alma do artista

Exposição traz sensação de estar dentro de uma das telas

Reprodução em tamanho real do Quarto em Arles, cômodo do local onde ele morou na Casa Amarela, no período que ele ficou em Arles, no sul da França,
Reprodução em tamanho real do Quarto em Arles, cômodo do local onde ele morou na Casa Amarela, no período que ele ficou em Arles, no sul da França, |  Foto: Karina Cruz
 

A mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva”, em cartaz na Casa França-Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, faz um mergulho sensorial na obra e vida do pintor holandês, um dos principais nomes da arte do século 19 e conduz o visitante em uma experiência digital com projeções em 360° e trilha sonora original. 

Após ter estreado em Florença, na Itália, chega a Niterói no próximo fim de semana, no MAC - Museu de Arte Contemporânea, mostrando um recorte audiovisual da experiência imersiva da mostra, com duração de 12 minutos no auditório e as projeções que irão acontecer na fachada do prédio do museu ao anoitecer. 

A exposição na Casa França-Brasil faz um recorte da vida do Van Gogh e refaz a linha do tempo desde o nascimento até o dia de sua morte, e dentro dessa linha, alguns pontos principais da vida do grande artista, que transita entre momentos de altos e baixos, e em paralelo, a sua produção histórica de arte com obras impressionistas, que se juntam sendo moldadas no contexto de vida dele.

Mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva”, faz um mergulho sensorial na obra e vida do pintor holandês
  

A reprodução em tamanho real do Quarto em Arles, cômodo do local onde ele morou na Casa Amarela, no período que ele ficou em Arles, no sul da França, quando estava pintando e decide montar com Gohan e outros pintores, uma comunidade de pintores do sul, mas que não foi adiante, é o ponto alto da mostra e que atrai muitos cliques. Vale lembrar, que foi nesse mesmo período que o Van Gogh pinta 'Os Girassóis', com o intuito de decorar a casa e o quarto do Goghan para recebê-lo. 

Toda experiência do artista era muito mais com a linguagem do que com a experiência artística da obra prima em si, e a exposição traz esses pontos, além de uma forma inédita de oferecer pinceladas humanas da vida do artista, o apresentando fora desse pedestal onde ele é visualizado, e sim, como um ser humano de fato, que tinha falhas, tentativas, erros e acertos. 

  • Uma das projeções da Sala Imersiva
    Uma das projeções da Sala Imersiva
  • Uma das projeções da Sala Imersiva
    Uma das projeções da Sala Imersiva
  • Uma das projeções da Sala Imersiva
    Uma das projeções da Sala Imersiva
  • Uma das projeções da Sala Imersiva
    Uma das projeções da Sala Imersiva
  • Os cinco artistas que dialogam com a vida e produção do Van Gogh
    Os cinco artistas que dialogam com a vida e produção do Van Gogh
  • A advogada Camila de Olveira e sua filha Aurora
    A advogada Camila de Olveira e sua filha Aurora
  • Uma das projeções da Sala Imersiva
    Uma das projeções da Sala Imersiva
  

A coordenadora pedagógica do programa educativo da exposição, Pompeia Tavares, explica que o evento no MAC será inspirado na na mostra na Casa França-Brasil, com outros eventos ao longo do dia como atrações com música, praça de alimentação, atividades educativas e ações interativas.

"Acredito que esse seja o único evento para celebrar o fechamento da exposição, que termina dia 5 de junho. A ideia é estender essa experiência, visto que a demanda foi imensa e vamos proporcionar dois dias muito agradáveis e de muita cultura", diz.

O recorte da exposição que será apresentado no MAC, vai mostrar também a perspectiva dos contemporâneos e apresentar os cinco artistas que dialogam com a vida e produção do Van Gogh, não só pela contemporaneidade do tempo como também das pautas e técnicas usadas: Paul Gauguin, Chaim Soutine, Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne e Amedeo Modigliani.

Sala imersiva

Uma das grandes atrações da mostra é a sala imersiva, que no MAC serão projeções na fachada do museu, mesclando a obra tanto dos contemporâneos quanto de Van Gogh, junto com uma playlist, uma sequência de músicas selecionadas, escolhida propositalmente, para essa exposição e que vão acompanhando as produções, com intuito de narrar uma história não necessariamente cronológica, mas, uma história que envolve os contemporãneos e mais alguns trabalhos de produção visual.

Amor por Van Gogh de mãe para filha

A Arte pode e deve ser passada por gerações e exemplo disso, é a advogada Camila de Oliveira, que levou a filha Aurora, de 3 anos para contemplar a obra do artista impressionista. Ela relata que é apaixonada por cultura e sempre quis inserir a filha nesse contexto, porém, com a pandemia, ela ficou mais reclusa, mas assim que se vacinou e os locais reabriram, ela foi levando a menina a tudo que conseguia. 

Comprei vários livros do Van Gogh e do Monet, para ela já ir conhecendo as imagens e hoje, por exemplo, ela não queria sair de casa, mas quando falei que íamos ver o desenho que ela já conhecia pelos livros, ela se animou. Trouxe o livro para fazermos uma caça às pinturas Camila de Oliveira, Advogada
  

"Meu sonho é aproveitar essa fase dela de criança, porque toda criança é artista (risos). Comprei vários livros do Van Gogh e do Monet, para ela já ir conhecendo as imagens e hoje, por exemplo, ela não queria sair de casa, mas quando falei que íamos ver o desenho que ela já conhecia pelos livros, ela se animou. Trouxe o livro para fazermos uma caça às pinturas e ela achou o máximo. Sempre achei a história de Van Gogh fascinante e já tive a oportunidade de ir ao museu dele na Holanda, sou muito apaixonada pelo trabalho, história e pinturas dele e quando surgiu a oportunidade eu fiquei louca para vir e trazer a Aurora. Agora em Niterói, melhor ainda. Será uma oportunidade e tanto", conta. 

< Anitta anuncia namoro e planeja família: 'Casar e ter filhos' Pais preocupados com ameaça de ataque a escola de SG: 'Vai morrer' <