Entretenimento
Niterói: festival online reúne artistas de diferentes cidades do Brasil
Com o objetivo de fomentar a produção artística na pandemia, o festival “Niterói em Cena Resiste!” vai apresentar, de 25 a 30 de janeiro, 35 obras curtas criadas por artistas de diferentes cidades do país. O evento marca a conclusão do Programa de Capacitação em Teatro Virtual, curso que apresentou possibilidades artísticas e ferramentas do teatro online durante quatro meses, com aulas dos diretores Juracy de Oliveira, Miwa Yanagizawa, Rodolfo García Vázquez e da atriz e publicitária Letícia Leiva.
Os espetáculos gratuitos, com até 15 minutos cada, serão exibidos em três formatos: gravados, ao vivo e híbridos. As apresentações serão feitas, sempre a partir das 20h, no Youtube do Niterói em Cena.
Para o Programa de Capacitação em Teatro Virtual foram selecionados 35 alunos de Aracaju (SE), Barreiras (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Extrema (MG), Fortaleza (CE), Guarabira (PB), Laranjeiras (SE), Londrina (PR), Macapá (AP), Niterói (RJ), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Taiobeiras (MG).
Dos selecionados, 30 foram bolsistas (10 residentes de Niterói e 20 moradores de outras cidades do Brasil), que receberam 340 euros durante o programa. O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros.
“O Niterói em Cena tem em seu DNA a preocupação com o desenvolvimento artístico de atores, novos diretores e técnicos teatrais. Esta nova experiência de formação, possibilitada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e Instituto Goethe, fez com que a gente ampliasse nossos esforços na capacitação de artistas mais sensíveis e atuantes. Para isso, escolhemos profissionais gabaritados, com experiências bem-sucedidas no teatro virtual”, observa o diretor do projeto, Fabio Fortes, que também assina a direção do Festival Niterói em Cena.
O curso foi composto por quatro módulos. O ator e diretor cearense Juracy de Oliveira ministrou o módulo “Escolha e otimização de ferramentas técnicas virtuais”, que orientou os alunos nas aplicações básicas de ferramentas de transmissão e exibição de obras artísticas nas plataformas digitais, além de oferecer dicas de iluminação e áudio.
“A turma do Niterói Resiste! foi, sem dúvidas, uma das coisas mais marcantes da pandemia para mim. Diversidade e dedicação em grande escala”, frisa Juracy.
O módulo 2 foi voltado à “Captação e engajamento de audiência para projetos artísticos em redes sociais”, com objetivo de apresentar fundamentos básicos de marketing digital com foco na divulgação do produto artístico e na construção/ampliação de uma audiência qualificada. A professora foi a atriz e publicitária mineira Letícia Leiva.
“Os encontros do Niterói em Cena Resiste! me encheram de esperança. Estar em contato com tanta gente com sede pelo fazer teatral e artístico é animador. Aprendi muito com as pessoas envolvidas a cada encontro e continuo apostando no fomento como uma luz no fim do túnel. Parabenizo o Niterói em Cena pela iniciativa. Fiquei muito feliz e honrada por participar desse projeto!”, elogia a comunicadora.
A atriz, diretora e pesquisadora da cena Miwa Yanagizawa, nascida em São Paulo e radicada no Rio de Janeiro ministrou o módulo 3.
“Diálogos e interlocução de linguagens entre o teatro e o audiovisual”. As aulas incentivam os alunos a experimentar os limites entre o teatro e o audiovisual, aproveitando as características de cada linguagem para potencializar a obra artística no espaço de representação virtual. “Este foi um dos projetos mais inovadores dos quais participei em 2021. Ele foi criado a partir de três bases fundamentais: considerou a capacitação técnica e artística de seus participantes, deu suporte financeiro e tempo para o desenvolvimento digno de um processo de criação. Um projeto lindo!”, comenta Miwa.
O módulo 4 foi comandado pelo diretor teatral, autor, diretor de cinema e pedagogo paulista Rodolfo García Vázquez. O tema foi “Criação artística coletiva não presencial”, com direcionamento prático aos alunos que, através da orientação de um diretor com experiência em criação online, foram estimulados a experimentar as técnicas abordadas nos módulos anteriores.
“Foi uma experiência muito rica conhecer, trocar e construir conhecimento no campo do teatro digital com artistas de todo o país. Transformamos o zoom em um palco de experimentação artística que pode indicar caminhos para o futuro”, declara o artista.
Confira a programação completa
Dia 25 (terça-feira)
Quando falei (Belém/PA) – Suzi Lacerda
Curriculum Vitae (Niterói/RJ) – Luma Rangel
Abertura de processo: Diane35 (Fortaleza/CE) – Tesllyn
A linguagem não consegue dar sentido a tudo (Campina Grande/PB) – Suellen Maria Cryatura (Brasília/DF) – Aysha Lion
Karaokê (São Paulo/SP) – Rebecca Celso
Dia 26 (quarta-feira)
Cartas para Ela (Recife/PE) - Camila Mendes
Estômago da baleia (Guarabira/PB) – Camohn
Godot não virá hoje! (Extrema/MG) - Eduardo Sabion
Solo Solo (Rio de Janeiro/RJ) - Nilda Andrade
Embrião (Belém/PA) - Anna Clara Andrade
Fragmentos - de uma DDA (Niterói/RJ) - Priscila Villas Bôas
Dia 27 (quinta-feira)
Em.corpo.ação - 5 pontas (Laranjeiras/SE) - Jonathan Rodrigues
Arô (Niterói/RJ) – Mapô
Sinhá (Salvador/BA) - Tatiana Dias
Meu preto amor (Salvador/BA) - Rafa Martins
Inflexo teatro (Barreiras/BA) - Danilo Lima
Preto fazendo drama (Salvador/BA) - Jhoilson de Oliveira
Dia 28 (sexta-feira)
Brechas (Niterói/RJ) - Isadora Werneck
(Re)Existência - Meu tempo em timeline (Salvador / BA) - Osvaldo Rosa Júnior Invisíveis (Niterói / RJ) - Silvia de Carvalho
Tortura nunca mais (Campos dos Goytacazes / RJ) - Iara Souza Lima Apagão (Macapá/AP) - Kai Henrique
Todo cogumelo é comestível, alguns apenas uma vez (Niterói/RJ) - Bia Ribeiro
Dia 29 (sábado)
Essa reunião acaba em dez minutos (Londrina/PR) - Maria Clara Villela Nina (Rio de Janeiro/RJ) - Maria Lucas
Fábula (Brasília/DF) - Jonca
Estação Sorriso (Niterói / RJ) - Fernanda Brandt
Sem sinal de fumaça (Macapá/AP) - Jhou Santos
Pâmela Hugo (Niterói/RJ) - Gustavo Dias
Dia 30 (domingo)
Nunca mais explodimos uma bomba (Aracajú/SE) - Isabel Santos
O último poeta (Taiobeiras/MG) - Felipe Cortez
Tatuagens da alma (Niterói/RJ) - Rebecca Gotto
Click (Campo Grande/MS) Renata Macedo Eu quero saber o que está dentro de você (Niterói/RJ) - George Ritter
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!