Logo Enfoco


    Vale Tudo

    Niterói se prepara para descobrir quem matou Odete Roitman

    Bares da cidade ofeceram prêmios para quem acertar o palpite

    Publicado 17/10/2025 às 15:33 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Diferente da versão original, de 1988, o remake optou por apresentar cinco possíveis suspeitos da morte da vilã
    Diferente da versão original, de 1988, o remake optou por apresentar cinco possíveis suspeitos da morte da vilã |  Foto: Reprodução/ TV Globo

    Após mais de 36 anos, o Brasil vai parar novamente na noite desta sexta-feira (17) para acompanhar o desfecho e o mistério da trama da novela "Vale Tudo" e descobrir a resposta para a famosa pergunta: quem matou Odete Roitman? O ENFOCO percorreu as ruas de Niterói para saber como estão as expectativas dos fãs da novela para o final do enredo e seus palpites sobre quem assassinou a vilã.

    A novela ganhou uma nova versão em comemoração aos 60 anos da TV Globo. Com um elenco que inclui Taís Araújo, Bella Campos, Renato Góes, Cauã Reymond, Débora Bloch, Paolla Oliveira, Alexandre Nero e Humberto Carrão, Vale Tudo revisita a trama que marcou gerações, atualizando-a para o contexto contemporâneo.

    Com a novela ganhando força na reta final e o mistério envolvendo os espectadores, alguns estabelecimentos de Niterói entraram na onda e levaram o clima para o comércio local. O Mercado Municipal de Niterói, por exemplo, terá um telão com projeção e som para transmitir a novela a partir das 21h, no Beer Garden.

    Alguns estabelecimentos ainda prometem prêmios para quem acertar o nome do assassino da empresária. 

    Aspas da citação
    Hoje a gente vai fazer uma promoção para quem descobrir quem matou a Odete. Quem acertar vai ganhar um chopp artesanal nosso”, explica o atendente Gabriel Tavasso
    Gabriel Tavasso, atendente de bar
    Aspas da citação

    Já em uma cervejaria, o mesmo prêmio estará disponível, inclusive para quem não consome bebida alcoólica. “Na mesa, quem acertar, cada pessoa vai ganhar um chopp. Aqueles que não bebem ganham um refrigerante em lata de 300 ml”, explicou um funcionário.

    • Telão no Mercado Municipal que transmitirá o final da novela
      Telão no Mercado Municipal que transmitirá o final da novela | Foto: Péricles Cutrim
    • Bar do Meio que ofecerá um chopp artesanal ára quem acertar quem matou a vilã
      Bar do Meio que ofecerá um chopp artesanal ára quem acertar quem matou a vilã | Foto: Péricles Cutrim
    • Cervajaria Noi também conta com o prêmio de chopp para os ganhadores
      Cervajaria Noi também conta com o prêmio de chopp para os ganhadores | Foto: Péricles Cutrim

    Os bares que ofereceram as promoções organizaram a dinâmica no local e explicaram como funcionará a ação.

    Niteroienses fazem suas apostas

    Diferente da versão original, de 1988, o remake optou por apresentar cinco possíveis suspeitos da morte da vilã. Heleninha (Paolla Oliveira), Celina (Malu Galli), César (Cauã Reymond), Fátima (Bella Campos) e Marco Aurélio (Alexandre Nero) estiveram com a empresária na noite do crime e foram interrogados pela polícia. A adaptação é assinada pela autora Manuela Dias, com direção artística de Paulo Silvestrini.

    Para a aposentada Fátima Regina, que assistiu à primeira versão da novela, a resposta é clara. “Me disseram que não foi Heleninha ou a Celina. Quem matou a Odete foi a Leila (Carolina Dieckmmann). Vou voltar ao passado”, disse, referindo-se à versão original, na qual a personagem Leila foi a responsável pela morte da vilã.

    Sobre as mudanças entre a versão original e o remake, Fátima aprova. “Foi preciso fazer algumas alterações. Já se passaram mais de 30 anos desde a primeira versão. Eu gostei muito.”

    As amigas Denise Oliveira e Cleide Andrade, que também acompanharam a primeira versão da novela, têm palpites diferentes sobre a identidade do(a) assassino(a).

    • Fátima assistiu a primeira versão da novela
      Fátima assistiu a primeira versão da novela | Foto: Péricles Cutrim
    • Denise e Cleide possuem palpites diferente para os personagens resposável pela morte de Odete
      Denise e Cleide possuem palpites diferente para os personagens resposável pela morte de Odete | Foto: Péricles Cutrim

    Para Denise, a culpada foi Maria de Fátima. “Acho que ela era quem mais tinha interesse. As outras também tinham, mas, na minha opinião, foi a Maria de Fátima. Eu acho”, explica.

    Denise vai assistir ao final da novela em casa, ao lado do marido. Já Cleide acredita que o responsável foi Leonardo. 

    Aspas da citação
    Quem matou foi o próprio filho dela. Acho que foi porque ela fez muita maldade com ele. O menino doente, ela deixou numa cadeira de rodas, na casa de outra pessoa... Acho que foi ele
    Cleide Andrade, fã da novela
    Aspas da citação

    Ela ainda deixou um recado para os bares que estão oferecendo promoções: “Se eu acertar, quero meu chopp!”

    Já a executiva de vendas Kelly Faustino, de 34 anos, não tem uma aposta sobre quem matou Odete, mas sim uma teoria.

    “Na verdade, eu acho que ela está viva. Existe essa teoria, e com o que aconteceu ontem, acredito mesmo que ela não morreu. Estou achando tudo muito estranho, inclusive os personagens que são suspeitos. Pra mim, ela forjou a própria morte pra fugir e meter o pé”, afirma Kelly.

    Kellyu acredita na teoria de que Odete não tenha morrido
    Kellyu acredita na teoria de que Odete não tenha morrido |  Foto: Péricles Cutrim

    Ansiosa para o desfecho, ela espera ser surpreendida. “Espero que seja bom, que eu fique realmente surpresa. Já vi várias teorias na internet sobre quem matou e por quê. Até dizem que pode não ter sido nenhum dos suspeitos apresentados até agora”, conclui a executiva.

    Teorias de que Odete forjou a própria morte

    Nas redes sociais, surgiram diversas teorias sugerindo que a morte da vilã no remake da novela pode ter sido uma farsa. De acordo com essa hipótese, ela teria simulado a própria morte para fugir do Brasil e se livrar dos inúmeros inimigos que acumulou ao longo da trama.

    Na nova versão da clássica cena da "banana", quem debocha do país durante a fuga não seria Marco Aurélio, mas a própria Odete. Alguns elementos da história levantam dúvidas e reforçam essa linha de pensamento.

    Logo que chega ao local do suposto crime, o delegado Mauro (Cláudio Jaborandy) demonstra pressa em retirar o corpo, alegando estar sob pressão do Secretário de Segurança do Estado. Vale lembrar que, durante a novela, Odete frequentemente afirmava manter relações próximas com autoridades, incluindo o próprio Secretário. Isso levanta suspeitas de que a investigação possa ter sido manipulada para encobrir um plano de fuga bem articulado.

    Outro ponto curioso está no aumento expressivo de 470% no salário de sua secretária, além de um pedido feito à amiga Consuelo (Belize Pombal) relacionado a “questões pessoais”. Em seguida, Odete tem uma despedida bastante emotiva com Freitas (Luis Lobianco), que se mostra disposto a ajudá-la no que for preciso. A cena deixa margem para pensar que ambos estariam envolvidos na encenação de sua morte.

    O elemento que mais reforça essa teoria, no entanto, é o fato de o velório ter sido realizado com o caixão lacrado, detalhe que, segundo Celina (Malu Galli), foi um desejo da própria Odete. Isso abre a possibilidade de que outro corpo tenha sido enterrado em seu lugar, como já ocorreu anteriormente com Leonardo (Guilherme Magon), que também simulou a própria morte.

    Há ainda indícios de que Marco Aurélio (Alexandre Nero) esteja envolvido na suposta farsa. Ao comentar sobre a remoção do corpo, o personagem diz que "deve estar sendo difícil para Odete" morrer em público, usando o tempo verbal no presente. A esposa, Leila (Carolina Dieckmmann), estranha a fala, mas ele rapidamente desconversa, mencionando sobre vida após a morte.

    Quem foi o autor dos disparos na primeira versão?

    A inesperada morte de Odete Roitman marcou o público na primeira exibição da novela Vale Tudo, em 1988. Interpretada por Beatriz Segall (1926–2018), a personagem foi vítima de um assassinato por engano. Leila, vivida por Cassia Kis, foi a responsável pelos disparos, que tinham como alvo Maria de Fátima, papel de Glória Pires.

    Nos capítulos finais da trama escrita por Gilberto Braga, Odete confronta Marco Aurélio (Reginaldo Faria) após descobrir fraudes financeiras milionárias na TCA. Durante a discussão acalorada, o executivo está armado, o que aumenta a tensão da cena.

    Logo após, tiros são ouvidos, e a narrativa insinua vários possíveis culpados. Personagens como César (Carlos Alberto Riccelli), Maria de Fátima e Heleninha (Renata Sorrah) exibem comportamentos suspeitos, criando um clima de mistério.

    Contudo, o verdadeiro autor dos disparos é revelado como Leila. Ao voltar de viagem sem avisar, ela descobre que seu marido, Marco Aurélio, tem um caso com Fátima. Dominada pela raiva, ela decide surpreendê-los, encontra uma arma e parte em busca de vingança. Ao se deparar com uma figura se aproximando, acreditando ser Maria de Fátima, atira sem hesitar, mas acerta Odete, que estava com Marco Aurélio no momento.

    Após o crime, Marco Aurélio e Leila fogem do Brasil em um jatinho particular. Em uma das cenas mais memoráveis da TV brasileira, o empresário aparece debochando do país, fazendo um gesto de "banana" enquanto deixa o território com uma fortuna desviada. Veja a imagem abaixo: 

    Momento que Marco Aurélio foge do Brasil com Leila
    Momento que Marco Aurélio foge do Brasil com Leila |  Foto: Reprodução/ TV Globo

    A novela surpreendeu ao não punir os vilões em seu desfecho. Além de Marco Aurélio e Leila, Maria de Fátima também conseguiu se sair bem. Porém, no remake, o casal sofre as consequências dos crimes cometidos após serem denunciados por corrupção.

    O episódio final vai ao ar nesta sexta-feira (17), com início previsto para as 21h20 (horário de Brasília), na Globo. E para você: quem matou Odete Roitman? Vote abaixo: 

    Resultados Parciais

    Quem matou Odete Roitman?

    Quem matou Odete Roitman?

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Parada Gay altera o trânsito em São Gonçalo; veja detalhes

    Relacionados em Entretenimento