Entretenimento

'O Alienista': clássico de Machado de Assis em cartaz no Teatro Municipal de SG

Imagem ilustrativa da imagem 'O Alienista': clássico de Machado de Assis em cartaz no Teatro Municipal de SG
|  Foto: Foto: Igor Mattos
O espetáculo acontecerá nesta segunda-feira (27), às 19h30. Foto: Igor Mattos

Aficionado pelo conhecimento científico, Dr. Simão Bacamarte funda a Casa Verde — um hospício onde poderia internar seus pacientes e estudar as causas e curas para a loucura. O clássico Machadiano, 'O Alienista', traz questões reflexivas, que poderão ser conferidas nesta segunda-feira (27), às 19h30, no Teatro Municipal George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha, em São Gonçalo.

O espetáculo, adaptado por Felipe Moraes, que também irá interpretar a Dona Evarista, que é esposa do Alienista, tem a direção de Michael Alves e é produzido pela Albatroz Cia de Teatro. De acordo com o Felipe, a ideia é fazer com que o espectador se interesse em ler a obra original, que é tão importante para o literatura do país.

"O público pode esperar um espetáculo leve, cômico e não convencional. Ao mesmo tempo, carregado de muitas ironias - mergulhadas nas próprias críticas do Machado - e de reflexões sobre comportamentos e visões do século XIX, ano em que o conto foi escrito, e o século XXI", explica.

Para o gonçalense, que faz teatro desde 2012, se apresentar pela primeira vez no Municipal é um momento importante em sua carreira. Ele conta que agora os artistas da cidade possuem uma casa própria.

"Há muito tempo sonhávamos com esse espaço em São Gonçalo, pois sempre tivemos muita abertura com nossa arte em outras cidades, mas quase nada acontecia em nosso município. Depois de tempos pisar em nosso tão sonhado Teatro Municipal é muito importante e emocionante, pois é uma vitória coletiva, de muitos fazedores de cultura de São Gonçalo", disse.

Companhia premiada

A companhia, que foi fundada por Felipe em parceria com a atriz Jéssica Barreto, participou da IV Mostra de Cenas Curtas Chão de Estrelas, em Angra dos Reis, na última semana e retornou para a cidade com três prêmios e duas indicações, sendo eles: melhor cena; melhor concepção visual; melhor ator; e indicação de melhor atriz e melhor concepção técnica.

Para o artista, apesar a ausência de incentivos, o coletivo de artistas independentes sempre tenta representar a cidade fazendo viagens para participar de mostras e festivais nacionais.

"Temos em nossa bagagem muito reconhecimentos em premiação, mas o apoio do município sempre foi muito pouco, ou quase inexistente. Recentemente, ganhamos alguns recursos da Lei Federal Aldir Blanc. Foi um grande passo para os fazedores de cultura daqui, ainda mais no meio dessa pandemia, mas fora isso, continuamos no aguardo de apoios, incentivos e aberturas do município. Principalmente da Secretaria de Turismo e Cultura", desabafou.

Serviço

Espetáculo: O Alienista
Data: 27 de setembro
Local: Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha
Horário: 19h30

O Teatro Municipal fica na Rua Doutor Feliciano Sodré, nº 100, no Centro de São Gonçalo.

'O Alienista' tem a duração de 45 minutos, a classificação livre e conta com os atores Felipe Moraes, Jéssica Barreto, Lorena Araujo, Michael Alves, Savio Ribeiro e Ury Ataliba no elenco.

Como todos os espetáculos do mês de comemoração e abertura do Teatro Muncipal Gonçalense, a entrada será gratuita. Os ingressos estão sendo distribuídos nas redes sociais da Secretaria de Turismo e Cultura da cidade.

< Concurso para o TJRJ será retomado com 132 vagas para nível médio e superior Adolescente é encontrada em praça de Niterói <