Logo Enfoco


    Lazer

    Planetário do Rio tem entrada gratuita nesta quarta (19)

    Promoção é para comemorar os 55 anos do espaço

    Publicado 18/11/2025 às 21:02 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O Planetário do Rio fica na Gávea, na Zona Sul carioca
    O Planetário do Rio fica na Gávea, na Zona Sul carioca |  Foto: Divulgação

    Nesta quarta-feira (19), véspera do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o Planetário do Rio tem entrada gratuita, das 9h às 17h. Isto para comemorar os 55 anos do espaço tradicional de lazer carioca, que também vai reinaugurar o Space Master, primeiro equipamento de projeção da instituição, e a Cúpula Galileu Galilei.

    Também em comemoração ao aniversário, estarão abertas as inscrições, até a próxima segunda-feira (24), para o curso gratuito “Identificação do céu”, considerado o mais popular do Planetário. Além de noções básicas de astronomia, o participante aprende a reconhecer as constelações.

    As aulas, nos próximos dias 25, 26 e 27, serão presenciais e, para garantir o certificado, é necessário participar de pelo menos duas delas. As vagas são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link disponível no Instagram @planetariodorio.

    “O Planetário do Rio é uma das mais importantes instituições de difusão da astronomia da América Latina. É um espaço de aprendizado, inclusão social e democratização da ciência. Então, vamos às comemorações, e que a nossa nave da diversão continue nos trazendo novas descobertas”, disse a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque.

    Segundo o presidente do Planetário, Renato Pellizzari, a fundação segue firme em sua missão de popularizar a ciência, inspirar novas gerações e manter viva a curiosidade que move o ser humano a olhar para o céu.

    “Presidir o Planetário do Rio é, ao mesmo tempo, uma honra e uma grande responsabilidade. Nosso trabalho tem como principal missão reforçar este equipamento como espaço pedagógico, cultural, turístico e científico. Mas que seja para todos, onde todos os cariocas sintam-se pertencentes a este lugar que é um símbolo da cidade. E recuperar o Spacemaster é devolver a todos que visitaram o Planetário, ao longo desses 55 anos, uma parte de sua memória afetiva”, assinalou Renato Pellizzari.

    O Planetário fica na Rua Rubens Berardo, 100, na Gávea, Zona Sul do Rio. 

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    O que abre e fecha neste feriado prolongado

    Relacionados em Entretenimento