Ele merece
Pra Cima, Ciça! Mestre de bateria será o enredo da Viradouro em 2026
Vermelha e Branca de Niterói vai contar história do sambista

Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, a Viradouro vai homenagear o icônico mestre de bateria Moacyr da Silva Pinta, o Mestre Ciça, no Carnaval 2026. O anúncio da homenagem da Vermelha e Branca de Niterói foi feito na noite desta terça-feira (6).
A escola de samba vai celebrar a trajetória de um dos maiores nomes da história do carnaval carioca, que completa 70 anos no ano do desfile.
"Hoje, não é apenas um anúncio. É um marco. Para nossa escola. Para o carnaval. Para o samba [...] Vamos homenagear, como nunca se fez antes, desta forma, um filho legítimo do carnaval. Um sambista em essência, corpo e espírito. Um professor nato, que é a irreverência em pessoa, e que tem como marcas a ousadia e o profissionalismo. É o talento em movimento", narrou o diretor-executivo da Viradouro, Marcelinho Calil, em um vídeo publicado nas redes sociais.
O mestre não sabia da homenagem e se emocionou com a notícia na quadra da agremiação. Ciça é conhecido, dentre outras coisas, pela inovação à frente das baterias.
Ele está na Unidos do Viradouro desde 2019, quando foi vice-campeão com a escola que acabava de retornar ao Grupo Especial do Carnaval do Rio. Pela escola de Niterói, já levantou dois campeonatos: em 2020 e em 2024. Mestre Ciça também deixou sua marca em outras grandes escolas, como Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha.
Em 2026, Ciça vai desfilar pela 55ª vez. Ele começou sua trajetória como passista, em 1971, na Unidos de São Carlos, atual Estácio de Sá. Lá que estreou como mestre de bateria, em 1989, e conquistou seu primeiro título, em 1992.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!