Entretenimento

Rio lança chamada para a contratação de atrações artísticas infanto-juvenis

Imagem ilustrativa da imagem Rio lança chamada para a contratação de atrações artísticas infanto-juvenis
|  Foto: Foto: Prefeitura/Divulgação
Objetivo é montar o calendário de 2022 nos dois teatros de Guignol e mais três equipamentos. Foto: Prefeitura/Divulgação

Uma parte importante do calendário cultural infanto-juvenil carioca de 2022 será definida em breve. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou uma chamada para contratação de atrações para os dois teatros de Guignol (Tijuca e Méier) e mais três equipamentos públicos: Teatro Carlos Werneck (Flamengo), Parque das Ruínas (Santa Teresa) e Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca); todos com áreas ao ar livre. A ideia é preencher a agenda ao longo do ano com quase 300 apresentações nos fins de semana. O cachê será de R$ 1 mil ou R$ 2 mil, de acordo com o tamanho e a complexidade do projeto.

"O programa ‘Cultura Infância Carioca’ premiará 288 apresentações artísticas infanto-juvenis. Farão parte da programação de retomada de alguns equipamentos culturais da secretaria de cultura", destaca o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, que também é escritor e autor teatral.

A chamada é para atrações infantis no geral, desde teatro de bonecos até contação de histórias. A mesma apresentação poderá passar por mais de um equipamento, no formato mini turnê.

Podem participar pessoas jurídicas (CNPJ), incluindo MEIs, sem fins lucrativos. Uma comissão interna da Secretaria Municipal de Cultura irá selecionar 36 propostas, sendo ao menos nove destinadas a trabalhos artísticos que contemplem a temática afro (expressões antirracistas e cultura, identidade e protagonismo negro).

O edital, seus anexos e o endereço do sistema on-line de inscrição estarão disponíveis no site rio.rj.gov.br/ web/smc. Até as 23h59 do dia 12 de novembro de 2021.

Teatros de Guignol de volta

Por mais de quatro anos fechados, os dois teatros de Guignol do Rio (Tijuca e Méier) serão entregues à população em 2022, totalmente reformados, pintados e recuperados. Na tradição do teatro francês, Guignol é um fantoche famoso, criado na cidade histórica de Lyon no século XIX. Para os cariocas, estas casinhas de madeira instaladas no meio das praças são sinônimos de diversão a céu aberto na dose certa.

Teatro de Guignol Tijuca: Praça Xavier de Brito (Praça dos Cavalinhos).

Teatro de Guignol Méier: Praça Jardim do Méier.

Outros espaços culturais

Teatro Carlos Werneck: Parque do Flamengo, altura do 300, Flamengo.

Parque das Ruínas: Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa.

Centro da Música Artur da Távola: Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca.

< As cores do crime em SG, Niterói, Itaboraí e Maricá Wall-e: Amazon anuncia robô doméstico com personalidade própria <