Polícia

As cores do crime em SG, Niterói, Itaboraí e Maricá

Imagem ilustrativa da imagem As cores do crime em SG, Niterói, Itaboraí e Maricá
Comando Vermelho (CV) controla o tráfico de drogas na maioria das comunidades do Leste Metropolitano. Foto: Arquivo/ PMERJ

Meses após conflitos armados entre traficantes de diferentes facções criminosas em São Gonçalo e Niterói, o Comando Vermelho (CV) passou a controlar o tráfico dos principais municípios do Leste Metropolitano. Em contrapartida, algumas cidades, como Maricá e Itaboraí, seguem com localidades divididas entre a principal facção do Estado do Rio e outros grupos criminosos.

Embora as autoridades de segurança pública descartem qualquer tipo de movimentação de conflito nos municípios onde existe divisão de poder do crime, a presença de criminosos rivais pode causar desconforto nas lideranças das facções que controlam determinadas regiões.

Itaboraí

Um exemplo disso acontece em Itaboraí, onde traficantes do Comando Vermelho (CV) e integrantes de grupos paramilitares se revezam no controle do crime de localidades como Visconde, Porto das Caixas, Itambi e Gebara.

O comandante do Batalhão de Itaboraí (35°BPM), Tenente-coronel Gilbert dos Santos, descartou qualquer hipótese de guerra entre traficantes e milicianos na cidade. Segundo ele, os militares realizam diariamente patrulhamentos nessas regiões com o intuito de coibir ilícitos criminais e possíveis movimentações suspeitas de traficantes e milicianos.

"Atualmente, o único local que tem o 'conhecido' aspecto de comunidade em Itaboraí é a Reta Velha. O restante são locais em que o tráfico tenta se instalar, mas não consegue em razão de patrulhamentos rotineiros e incursões policiais. O Batalhão de Itaboraí vem trabalhando dia após dia em busca de aumentar a sensação de segurança da população da cidade", disse o comandante do 35ºBPM.

Maricá

O outro município do Leste Metropolitano que ainda possui divisão de poderes entre grupos criminosos é Maricá. De acordo com a 6ª Companhia de Área (CIA) do Batalhão de Niterói (12ºBPM), responsável pelo policiamento no município, o único bairro da cidade que não é controlado pelo Comando Vermelho é o bairro da Amizade, onde fica a comunidade Saco da Lama.

Segundo informações coletadas pela Polícia Militar, traficantes, ligados a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), com apoio de comunidades do Rio de Janeiro, são os responsáveis pelo controle do tráfico daquela região. Já em outros locais com maior incidência de crime na cidade, como Inoã e Itaipuaçu, a facção de influência é o Comando Vermelho, principalmente nos conhecidos conjuntos habitacionais "Minha Casa, Minha Vida".

Niterói e São Gonçalo

Após passarem por meses de intensos conflitos em 2020 e 2021, São Gonçalo e Niterói passaram a ser controlados pelo Comando Vermelho. Comunidades como o Complexo da Alma, em São Gonçalo, e Complexo do Santo Cristo e Morro do Estado, em Niterói, foram 'palcos' de grandes confrontos.

Segundo a investigação integrada entre as polícias Civil e Militar, traficantes do Comando Vermelho contaram com o apoio de criminosos do Rio de Janeiro para invadir as comunidades que eram controladas pelo Terceiro Comando Puro. Em um desses conflitos armados, moradores relataram o medo e a insegurança em razão das constantes troca de tiros entre bandidos, que dispararam sem direção em uma noite de tensão no Morro do Estado.

< Vítima de preconceito, Bil Araújo lamenta sofrer ataques por sua beleza Rio lança chamada para a contratação de atrações artísticas infanto-juvenis <