Documentário

Série sobre massacre em escola de Realengo tem data de estreia

Produção será lançada pelo serviço de streaming HBO

Série contará com quatro episódios
Série contará com quatro episódios |  Foto: Reprodução/HBO Max

A série documental "Massacre na Escola - A Tragédia das Meninas de Realengo" estreia no dia 9 de julho. O documentário, com coprodução da Giros Filmes e Warner Bros. Discovery e dirigido por Bianca Lenti, será transmitido no serviço de streaming da HBO Max e no canal por assinatura HBO, às 22h. 

A série contará com quatro episódios e acompanha o antes e o depois das vítimas e seus familiares e se aprofunda no universo dos grupos de ódio nas redes sociais, nos quais são compartilhados discursos extremistas, sobretudo de misoginia.

Nos episódios, especialistas e vítimas discorrem sobre as multicamadas históricas e sociais por trás do crime, com pautas complexas e atuais, que trazem debates e medidas para prevenir este fenômeno social.

Sinopse:

"Quinta-feira, 7 de abril de 2011, 8h30 da manhã. A Escola Municipal Tasso de Silveira comemora os 40 anos de funcionamento. Um ex-aluno entra com duas armas escondidas, se apresenta como palestrante e pela primeira vez no Brasil ocorre um massacre em uma instituição de ensino. Em cerca de 15 minutos, foram mais de 30 disparos, 24 estudantes baleados e 12 mortos, dentre eles, 10 meninas.

Testemunhas pontuam que o assassino se direcionava, majoritariamente, às alunas da escola. O caso comoveu o país e o massacre foi considerado como feminicídio em massa.

Após 12 anos, a tragédia continua presente na sociedade. Bianca Lenti, produtora e diretora da série documental, aponta a necessidade de não esquecer o crime de ódio que levou à morte de crianças inocentes e investiga as muitas camadas de violência entranhadas no pior atentado já ocorrido em uma escola brasileira, abordando inclusive, ao longo dos episódios, ataques que sucederam o dia 7 de abril de 2011, como o massacre de Suzano em  2019". 

< Vídeo mostra troca de tiros entre miliciano Playboy e policiais Mãe de Henry Borel pode voltar à prisão; pedido é da PGR <