Entretenimento

Setembro Amarelo: jogos de videogame ajudam na prevenção do suicídio

Imagem ilustrativa da imagem Setembro Amarelo: jogos de videogame ajudam na prevenção do suicídio
Um dos jogos que ajudam a prevenir a depressão é Celeste. Foto: Divulgação

Jogos de videogame, apesar de inicialmente parecerem apenas uma fonte de entretenimento, também são capazes de abordar os mais diversos temas, incluindo saúde mental, depressão e suicídio. Com a chegada do Setembro Amarelo, mês que, desde 2015, é dedicado para a prevenção do suicídio, é importante alertar sobre esse problema que afeta diversos brasileiros, principalmente jovens, além de debater como os games podem ser importantes aliados na prevenção dessa doença.

Celeste

https://www.youtube.com/watch?v=iofYDsA2yqg
Celeste é um game brasileiro desafiador e emocionante. Vídeo: Divulgação

Celeste é um game brasileiro em 8-bit completamente desafiador e emocionante! Nele, o jogador deve ajudar Madeline a escalar a imponente montanha Celeste, enquanto tem que lidar com diversos desafios.

Os pontos altos do jogo são as fases complexas, em que é impossível passar na primeira tentativa, além do roteiro repleto de personagens extremamente carismáticos e com diálogos capazes de arrancar lágrimas até dos corações mais resistentes. Assim, o game se mostra uma metáfora de como distúrbios mentais, e a negação de que eles existem, podem prejudicar uma pessoa resultar em atitudes extremas e dolorosas.

Celeste foi lançado 2018 e ganhou a categoria Melhor Jogo Independente no The Game Awards. O jogo está disponível para Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, assim como Xbox One, Series S/X e PC.

Gris

https://www.youtube.com/watch?v=BRiKQIVo7ao
Gris coloca o jogador na pele da protagonista. Vídeo: Divulgação

Gris é outro jogo que chama atenção por sua beleza e pela poderosa mensagem que passa. O game coloca o jogador na pele da protagonista que dá nome a obra, fazendo-a passar por cenários grandiosos e multicoloridos, que simbolizam a pequenez com que as pessoas que possuem depressão ou transtornos de ansiedade se identificam.

O jogo, também lançado em 2018, é considerado uma obra de arte imensamente sensível por todos que já tiveram a experiência de jogá-lo, independente da sua condição mental, já que a obra emociona pelo seu visual, trilha sonora e tema abordado.

Gris está disponível para Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, além de Xbox One, Series S/X e PC.

Jornada do Acolhimento

Lançado nesta quarta-feira (1°), o game direciona o jogador por três jornadas diferentes: a "Descoberta", em que uma pessoa começa a descobrir os sintomas da depressão e a busca ajuda; a "Superação", no qual o jogador incorpora um personagem que já tem depressão, porém é resistente ao tratamento; e "Esperança", onde é exposta a experiência de alguém que identifica e tenta ajudar um amigo que possui depressão.

O game, liberado pela farmacêutica Janssen, pode ser jogado neste link.

Tais jogos, além de divertir, têm a importante função de ajudar o jogador a identificar os sintomas da depressão. Além de orientar a procurar ajuda para o tratamento adequado.

Caso você está passando por dificuldades ou conhece alguém que não se sinta bem, procure ajuda através do CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo site ou pelo número 188. Também é possível acessar a página oficial da campanha Setembro Amarelo para mais informações.

< Paralimpíada: Brasil vence Marrocos e faz final contra Argentina no Futebol de 5 Seleção Brasileira sapeca a Lituânia e disputará final do Goalball <