É de Casa

Talitha Morete se pronuncia sobre acusação de racismo em programa

Apresentadora pediu convidada negra para servir cocadas

Apresentadora do 'É de Casa' é acusada de racismo estrutural
Apresentadora do 'É de Casa' é acusada de racismo estrutural |  Foto: rede social
 

A apresentadora Talitha Morete pediu desculpas depois de ser acusada por internautas de racismo, durante o programa 'É de Casa', no último sábado (11). Na ocasião, Thalita pediu para que a convidada Silene, que preparou cocadas e é negra, servisse os demais participantes. Após a repercussão negativa, ela se manifestou nesta terça (14) pedindo desculpas à convidada e a todos.

O pronunciamento foi feito por meio de um post no Instagram. 

"Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado, eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer."

Ela agradeceu ao seu colega de trabalho e também apresentador do programa, Manoel Soares, que diante da situação interferiu, impedindo que a convidada servisse o pessoal.

"Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a Dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete."

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Talitha Morete (@talithamorete)

Manoel deixou um comentário no post de pronunciamento de Talitha. "Acho que o mais importante é dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar, você não só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você", comentou.

O apresentador Manoel Soares deixou um comentário na publicação de Talitha
O apresentador Manoel Soares deixou um comentário na publicação de Talitha |  Foto: Rede Social
  

O caso

Dona Silene era a convidada do programa para ensinar a receita de sua cocada ao vivo. Com a bandeja do doce na mão, Talitha pediu para que Silene servisse os outros convidados. "Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa e servir todo mundo. Por favor, pode oferecer que está todo mundo querendo sua cocada", disse a apresentadora. 

  • Talitha, apresentadora do 'É de Casa', é acusada de racismo estrutural
    Talitha, apresentadora do 'É de Casa', é acusada de racismo estrutural
  • Apresentadora entrega bandeja de doces na mão da convidada Silene para que ela sirva
    Apresentadora entrega bandeja de doces na mão da convidada Silene para que ela sirva
  • Apresentadora do 'É de Casa' é acusada de racismo estrutural
    Apresentadora do 'É de Casa' é acusada de racismo estrutural
  • Manoel Soares pega bandeja da mão de Silene e impede que ela sirva os demais
    Manoel Soares pega bandeja da mão de Silene e impede que ela sirva os demais
  

O apresentador Manoel Soares, que também é negro, interferiu e impediu que a convidada servisse os demais. "Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o garçom e você vai me orientar para quem servir, porque você não vai servir ninguém", disse Soares, assumindo o papel de garçom no programa. 

A atitude de Talitha repercutiu na internet e a apresentadora está sendo acusada de racismo estrutural. Enquanto isso, alguns internautas elogiaram a postura de Manoel, que tomou a frente da situação. 

< Henrique, da dupla Henrique e Juliano, tem arma apreendida Falso entregador é preso por assalto na Zona Norte <