Entretenimento

Teatro Popular recebe oficinas sobre fotografia

Documentação cultural de espetáculos é tema da rodada de oficinas. Foto: Victor Voguel

O Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, recebe nesta sexta-feira (13) o evento 'Foto em Palco - luzes e trevas na cena'. A programação vai das 13h às 21h. O evento monta essa edição em torno da fotografia de documentação cultural de teatro, shows musicais e dança. Ele tem o objetivo de divulgar a fotografia como um meio de linguagem.

O evento é um espaço de ensino-aprendizagem (oficinas), mercado de obras e serviços (fotobancas), debate sobre fotografia e sociedade (fotopapos) e exposição de fotografias (varal e projeção coletivos).

No Fotopapo, o tema escolhido é “Fotografar em tempos de trevas e luzes”. Agendado para começar às 19h30, os fotógrafos convidados para a roda são: Lívio Campos, fotodocumentarista e professor de Fotografia na Sociedade Fluminense de Fotografia; Thiago Cortes, fotodocumentarista; Hevellin Costa, mestranda em Artes na UERJ e ex-professora de fotografia no CAp UERJ; e Vitor Vogel, mediador do bate papo.

A programação ainda conta com uma homenagem, às 20h, ao fotógrafo Renzo Gostoli. Nascido na Itália e criado na Argentina, Gostoli trabalhou nas principais agências internacionais na segunda metade do século XX, como a Associated Press, onde chegou a ser chefe da filial da agência no Rio de Janeiro, e viajou por toda a América Latina fotodocumentando os principais fatos históricos de sua época.

Em 1980 se radicou no Brasil, onde continua fotografando desde notícias e a vida cotidiana ao circo e o teatro. Além disso, Gostoli foi curador da exposição coletiva “Circo” na Sociedade Fluminense de Fotografia e no fim de outubro estará com suas fotos na “Scuola di Cultura”, em São Francisco, no projeto +10 fotografias.

O evento também oferece cinco oficinas gratuitas ministradas por fotógrafos que terão o número máximo de 15 participantes cada. A partir das 14h30, as oficinas “Do lambe-lambe ao selfie: o retrato como diálogo, afeto e informação” e “Fotografia na palma da mão: aprenda a usar a câmera do seu celular” tem início e serão ministradas por Josemias Moreira Filho.

Às 16h30, acontecem as oficinas “Profissionalizando o amor pela fotografia: como montar portfólio e orçamento”, de Vitor Vogel, e, em repetição, “Fotografia na palma da mão: aprenda a usar a câmera do seu celular”, de Josemias Moreira Filho.

Às 20h15, última oficina do dia, começa “Construção da foto – aproveitando a luz modelada”, apresentada em conjunto por Vitor Vogel e Raphael Cedsar Grampola. A oficina “Fotografia como brincadeira de criança: fotocolagem e outras coisas mais”, de Clarissa Bottino, por também cumprir o papel de creche, será permanente.

Além disso, o Projeção Coletiva, às 19h30, projetará imagens de 30 fotógrafos, desde amadores, entusiastas e profissionais dos mais variados meios e trajetórias.

< Pesquisa anti-tuberculose da UFF é destaque internacional Riocard Mais começa a valer nas Barcas <