Entretenimento

Trilhas liberadas para diversão a céu aberto no Rio

Saiba o que está aberto. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com a pandemia do novo coronavírus a busca por passeios em locais abertos é frequente, e no Rio de Janeiro o que não falta são opções. Um exemplo é o Parque Nacional da Tijuca, aberto parcialmente desde o dia 9 de julho de 2020.

Todas as trilhas estão reabertas, mas a trilha da Pedra Bonita e do Mirante Dona Marta estão fechadas para evitar aglomeração. De acordo com a administração do parque, não há previsão para reabertura.

A trilha do Mirante da Cascatinha está aberta, mas o mirante segue fechado para visitação. Os mirantes Mesa do Imperador, Vista Chinesa e Excelsior estão liberados, e para ter acesso a esses locais somente a pé ou de bicicleta.

Quais locais posso ir de carro?

O acesso de carro está liberado para o Mirante Dona Marta e Corcovado, mas o motorista deve estar atento para não se perder. O acesso ao Mirante Dona Marta é pela Estrada das Paineiras, que fica entre o acesso pela Rua Almirante Alexandrino e o Centro de Visitante Paineiras. Já o Corcovado, pode ser acessado pela Estrada do Redentor.

Floresta

O Setor Floresta está aberto desde o dia 23 de janeiro, e abre a partir das 7h, com fechamento às 14h, ou quando o limite de 1.500 pessoas (por dia) for atingido. Essa regra vale apenas nos fins de semana e feriados. Nesta área você pode encontrar a Cascatinha Taunay, o Pico da Tijuca e a Cachoeira das Almas. A entrada e estacionamento está autorizada para veículos de idosos e pessoas com deficiência, todos os dias.

Trilha do Corcovado

O Parque Nacional da Tijuca informa que o Cristo Redentor manterá as atividades neste período de toque de recolher, pois o decreto nº 48573, da Prefeitura do Rio, publicado no último dia 4 não determina a suspensão do funcionamento de pontos turísticos da cidade. O público está limitado a 40% da capacidade.

A trilha Parque Lage-Corcovado tem início dentro do Parque Lage, e está com limitação no número de acesso de pessoas nos fins de semana e feriados. Nos dias úteis da semana são permitidas apenas 25 pessoas por hora. Este controle ocorre no fim de semana e feriados e a trilha funciona de 9h às 14h, com a última saída das 14h às 15h.

As concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado, que operam no transporte de turistas até o Cristo estão funcionando.

< Zagueiro cobra R$ 13 milhões do Vasco na Justiça Direitos Culturais de Niterói em debate <