Entretenimento

Tudo pronto para a apresentação da Cia de Ballet de Niterói em São Francisco

Serão 12 bailarinos em cena, mais cinco da equipe técnica. Foto: Divulgação - Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

A poucas horas de subir ao palco montado na praia de São Francisco, para as comemorações dos 446 anos de Niterói, celebrado nesta sexta-feira (22), a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, conta que o sentimento é de ansiedade para a apresentação do balé ‘Modo Sleep’, uma criação artística do coreógrafo paulista Alex Soares, que estreou a obra em 2018.

Serão 12 bailarinos em cena, mais cinco da equipe técnica. “Tudo tem que sair perfeito”, ressalta Fran Mello, diretor artístico do grupo. O espetáculo da noite será reduzido: 30 minutos foi o tempo definido pela organização do evento para a atuação da Cia. A apresentação está marcada para às 19h.

‘Modo Sleep’ é uma versão contemporânea do clássico "A bela Adormecida" e utiliza de uma narrativa não cronológica e músicas revisitadas de Tchaikovisky. O público poderá identificar todas as personagens, como fadas, Malévola e os príncipes. É um espetáculo para todas as idades.

“É sempre muito bom fazer parte dos eventos comemorativos da prefeitura, principalmente levando a arte da dança onde ela se faz necessária: que é junto a nossa população. Cultura educa, enobrece e transforma as pessoas. Por isso, sair do nosso cotidiano e ir ao público é formidável e engrandecedor. Principalmente mostrar a cidade que existe uma Cia Oficial que produz dança da melhor qualidade”, disse Fran Mello.

Artistas durante apresentação do espetáculo. Foto: Divulgação - Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

De acordo com o coreógrafo Alex Soares, em Modo Sleep, o foco é quebrar o roteiro guiado pelos enredos e manter os fragmentos como um visor para o próprio tempo. Ele ressalta que o espetáculo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as acomodações e movimentos cíclicos do dia a dia e o que pode ser feito para romper com atitudes e conceitos engessados.

“Através de uma reformulação do trabalho clássico e canônico de ‘A Bela Adormecida’, busquei explorar a profundidade e o alcance de nossas emoções mais essenciais e básicas: amor, inveja, aceitação, rejeição e preconceitos. Pensamentos e convicções engessadas que estão ‘adormecidos’ à espera de um beijo, o beijo do despertar”, ressalta Alex.

"É sempre muito gratificante dançar em ambientes abertos, principalmente na Praia de São Francisco onde já existe um público assíduo para os eventos da prefeitura", finalizou o diretor Fran Mello.

Na ocasião, também haverá a mostra de dança “MovimentAções”, com os grupos e escolas: EkeepMovin, Paradoxo Cia de Dança, Soulflowers, Caetano Cia de Dança, Diversity, Wolfcrew, Arte de Dançar, Ballet Arte dos Pés, Centro de Dança de Niterói, Cia. de Dança Elizete Mascarenhas, Dupuy Studio de Dança e Expressão, Fernanda Vieira Studio de Dança, Gustavo Loivoz Dança de Salão, Myriam Camargo Escola de Dança, Maria Flor Studio de Dança e Nicia Menezes Dança & Cia.

Serviço

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói – com o espetáculo Modo Sleep e mostra de dança MovimentAções

Data: 22 de novembro, sexta

Local: Praia de São Francisco

Horário: a partir das 19h

< Itaboraí promove a 26ª Feira do Livro na próxima semana Mesmo com show no dia anterior, Palmeiras recebe o Flamengo no Allianz Parque <