Logo Enfoco


    Nostalgia

    Viagem no tempo: museu de brinquedos emociona em SG

    Espaço conta com acervo de três mil peças antigas

    Publicado 16/08/2025 às 15:08 | Atualizado em 16/08/2025 às 15:19 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Acervo conta com mais de três mil brinquedos
    Acervo conta com mais de três mil brinquedos |  Foto: Péricles Cutrim

    A infância passa rápido, mas as boas lembranças ficam guardadas na memória. Imagine poder reviver cada momento especial e reencontrar os brinquedos que fizeram parte da sua geração. Você sabia que em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, existe um museu totalmente dedicado a esses brinquedos que marcaram época?

    Localizado no coração da cidade, na Avenida Presidente Kennedy, e com ingressos a preços populares, o Museu Rebobina oferece uma verdadeira viagem no tempo pelos anos 70, 80 e 90. A oportunidade perfeita para quem deseja resgatar a infância, se emocionar, se divertir e, de quebra, mostrar aos filhos, amigos, ou familiares, os brinquedos que fizeram parte da sua história.

    Museu de brinquedos

    São mais de três mil brinquedos que fizeram a alegria de várias gerações, de Emília e Fofão ao Pogobol, Lango-Lango, Comandos em Ação, Família Dinossauro e, claro, aquela Barbie clássica que todo mundo conhece!

    O museu também é cheio de videogames retrô, consoles antigos, miniaturas colecionáveis e outras relíquias que atravessaram décadas.

    David Araújo começou a colecionar brinquedos aos 17 anos
    David Araújo começou a colecionar brinquedos aos 17 anos |  Foto: Péricles Cutrim

    David Araújo, de 40 anos, proprietário do local, iniciou a coleção ainda aos 17 anos. Após visitar um museu de brinquedos em outra cidade, percebeu que possuía um acervo tão vasto quanto o que conheceu. Foi então que surgiu a ideia de criar um museu dedicado exclusivamente ao universo lúdico da infância.

    Aspas da citação
    A ideia do museu é resgatar esse sentimento de saudade, esse gostinho da infância
    David Araújo, proprietário do museu
    Aspas da citação

    Segundo ele, a proposta vai além de relembrar boas memórias. O objetivo também é mostrar às novas gerações como era se divertir antes da era digital.

    "Hoje, com o excesso de telas, os brinquedos tradicionais acabam perdendo espaço entre os mais jovens. E, para os mais velhos, é uma forma de reviver a infância por meio dos brinquedos que tiveram ou sonharam em ter", revela o proprietário.

    Memória afetiva

    Beatriz Lobo se emocionou ao reencontrar brinquedos que marcaram sua infância no museu
    Beatriz Lobo se emocionou ao reencontrar brinquedos que marcaram sua infância no museu |  Foto: Péricles Cutrim
    Aspas da citação
    É emocionante voltar tantos anos no tempo
    Beatriz Lobo, vendedora
    Aspas da citação

    A visita mexe com a memória afetiva de quem passa por lá. A vendedora Beatriz Lobo, de 40 anos, contou que se emocionou ao reencontrar brinquedos marcantes.

    “O Tazo marcou a minha infância, assim como papel de carta, que eu tenho até hoje. Reencontrei aqui coisas que fizeram parte da minha vida”, relata.

    A autônoma Patrícia Silva, de 47 anos, aproveitou a visita para relembrar a infância e apresentar os brinquedos da sua época ao filho, Pedro Eduardo, de 9 anos.

    “Foi muito bom mostrar pra ele com o que eu brincava. Ele não conhecia muitas dessas coisas. Acabou percebendo quantas gerações já passaram e como tudo mudou”, comenta.

    Entre os itens em exposição está uma boneca de porcelana da década de 1930. David compara a durabilidade dos brinquedos antigos com os atuais:

    “Olha a qualidade dos brinquedos de antigamente, que resistiram ao tempo até hoje. Às vezes, você compra um brinquedo caro e ele não dura nem uma semana”, observa.

    Além dos brinquedos icônicos, o museu exibe videogames retrô que marcaram época, consoles clássicos, miniaturas colecionáveis e relíquias que atravessaram décadas.

    Emoções

    David contou que o museu desperta muitas emoções nas pessoas que o visitam.

    “Uma moça viu os brinquedos dos anos 80 e se emocionou ao lembrar da infância, quando pedia para o pai um brinquedo, mas eles não tinham condições de comprar. Ela ficou feliz por poder ver tudo de perto aqui. São vários casos assim, carregados de emoção.”

    Ainda segundo David, um idoso também se emocionou ao rever a caixa de um videogame Atari, que o fez recordar da infância e das dificuldades que sua mãe enfrentou para lhe proporcionar aquele brinquedo na época.

    Serviço

    Endereço: O Museu Rebobina fica na Avenida Presidente Kennedy, 242, no Centro de São Gonçalo

    Funcionamento: O espaço funciona de terça a domingo, de 10h às 17h.

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Traficantes são presos em praia da Zona Sul carioca

    Relacionados em Entretenimento