Samba

Viradouro entrega sinopse do enredo para 2023 nesta quinta-feira

Escola ficou em terceiro lugar no último carnaval

Enredo da Unidos da Viradouro sera, Rosa Maria Egipcíaca
Enredo da Unidos da Viradouro sera, Rosa Maria Egipcíaca |  Foto: Divulgação
 

A Viradouro vai apresentar, nesta quinta-feira (30), aos compositores, a sinopse de 'Rosa Maria Egipcíaca', enredo que a escola de Niterói vai mostrar no Sambódromo carioca em 2023. Como já vem ocorrendo, a participação no concurso para a escolha de samba é aberta a qualquer compositor, mesmo sem vínculo com a ala. 

Rosa Maria Egipcíaca, que terá sua história contada pela Viradouro, é apontada como a primeira afro-brasileira a escrever um livro no Brasil. Ela foi escravizada, prostituta, beata e feiticeira, que viveu no Rio de Janeiro e nas cidades históricas do estado de Minas Gerais. 

Para a realização da pesquisa e elaboração do texto da sinopse, o carnavalesco Tarcísio Zanon ganhou um reforço: o jornalista e pesquisador João Gustavo Melo. 

"Sempre admirei o trabalho do Gustavo. Além de um grande profissional, é uma pessoa incrível e que vem acrescentando muito ao Carnaval. Na Viradouro, ele entra pra enriquecer este momento importantíssimo em qualquer projeto, que é a elaboração da sinopse, com seu conhecimento e propriedade na escrita – comenta o carnavalesco"

O Carnaval de 2023 não será a primeira experiência de João Gustavo na agremiação e ele destaca algumas características do enredo proposto por Zanon: 

"Estive na Viradouro entre 2003 e 2005, trabalhando na equipe de pesquisa com Mauro Quintaes. Estar de volta à escola nesta fase em que a Viradouro apresenta a incrível história de Rosa Egipcíaca é um presente e uma grande responsabilidade. Agradeço muito à direção da escola e ao Tarcísio Zanon por me colocarem diante de uma história tão rica, exemplo daquilo que chamamos de enredo: a narrativa de uma personagem de trajetória de encantamento, fé e misticismo. Um enredo de fato, com desenvolvimento dramático e forte carga emocional".

O cronograma do concurso de samba-enredo será anunciado na próxima quinta-feira, no encontro com os compositores.

Taví Moura | Fala Taví

Taví Moura é antenado no que acontece com os famosos e nas principais polêmicas. Ele revela os bastidores da fama, além das novidades do entretenimento.

< Justiça decreta prisão preventiva de suspeito de matar ex-sogros Silas Malafaia faz acordo para não ser denunciado por Felipe Neto <