Carnaval 2023

Viradouro vai encerrar o Carnaval 2023; veja ordem dos desfiles

Desfiles acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro

A Viradouro, agremiação de Niterói, vai finalizar o segundo dia de desfiles
A Viradouro, agremiação de Niterói, vai finalizar o segundo dia de desfiles |  Foto: Karina Cruz
 

A ordem dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro foi definida nesta segunda-feira (11). A Viradouro, agremiação de Niterói, vai finalizar o segundo dia de desfiles. A primeira escola a desfilar na Sapucaí será a Império Serrano, no primeiro dia. 

Os amantes de carnaval devem se preparar para assistir as escolas desfilarem nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2023. A definição da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) aconteceu através de um sorteio. Confira mais detalhes! 

Primeiro dia 

A Império Serrano será a primeira escola a passar pela avenida no dia 19 de fevereiro de 2023. A escola voltou ao Grupo Especial depois de vencer a Série Ouro no Carnaval 2022. Neste ano, o samba-enredo da escola contou um pouco da história do capoeirista Manoel Henrique Pereiria, o Besouro Mangangá.

A Grande Rio será a segunda escola a desfilar no primeiro dia. A escola de samba de Duque de Caxias foi a grande campeã de 2022 com um desfile que foi considerado referências entre os fãs de Carnaval.

Na avenida, a escola fez uma passagem baseada em cores, com bastante desenvolvimento, e com a personificação do orixá Exu. O nome do samba-enredo da escola neste ano foi "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu". 

A Mocidade Independente de Padre Miguel será a terceira a desfilar no primeiro dia. Em 2022, a escola trouxe o samba "Batuque ao Caçador", que também remete à divindades religiosas. A escola não ficou entre as seis campeãs deste ano. 

A Unidos da Tijuca será a quarta a desfilar no primeiro dia. Neste ano, a escola fez um desfile contando um pouco a história do guaraná e a lenda que gira em torno do surgimento da planta. O nome do samba era "Waranã - A Reexistência Vermelha". Apesar de também ter feito um desfile com bastante desenvoltura, a escola não foi classificada para o Desfile das Campeãs. 

A Acadêmicos do Salgueiro desfilará em seguida. A escola ficou em sexto lugar na classificação do carnaval deste ano e apresentou o samba-enredo 'Resistência', trazendo um pouco da história do povo negro e de lugares do Rio que representam resistência na luta dessa etnia. 

A Mangueira finalizará o primeiro dia. Em 2022, a verde e rosa trouxe o samba-enredo "Angenor, José & Laurindo", que fala sobre grandes nomes da escola. Apesar de boas notas, a Mangueira não conseguiu se classificar dentre as seis campeãs deste ano. 

Segundo dia 

A escola Paraíso do Tuiuti será a primeira do segundo dia de 2023. Neste ano, a escola trouxe o samba "Ka Ríba Tí Ÿe - Que Nossos Caminhos se Abram", que também celebrava um importante símbolo das religiões africanas e a cultura negra. A escola também não conquistou um lugar no Desfile das Campeãs. 

A Portela será a segunda deste segundo dia. Neste ano, a escola trouxe o samba "Igi Osè Baobá", que fala da árvore africana Baobá. Segundo as histórias, a árvore será um portal para o mundo divino, representando a resistência, a ancestralidade e a sabedoria. A escola conseguiu ficar em quinto lugar nas campeãs.  

A terceira escola do dia será a Unidos de Vila Isabel, que inclusive, conseguiu o quarto lugar no Carnaval deste ano com o samba "Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho", homenageando Martinho da Vila. A escola ficou em quarto lugar em 2022. 

A quarta escola do dia será a Imperatriz Leopoldinense. Em 2022, a escola trouxe o samba "Meninos, eu vivi... onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine" para a Sapucaí. Na música, a escola falou sobre Arindo Rodrigues, o carnavalesco que fez história na Imperatriz e também no Salgueiro e na Mocidade. 

A Beija-Flor será a penúltima escola a passar pela avenida no próximo ano. Em 2022, a escola foi bastante elogiada pelo enredo "Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor", trazendo para a Sapucaí diversos símbolos da cultura negra. A escola conquistou o segundo lugar do Carnaval 2022. 

A Viradouro, escola de Niterói, fechará o Carnaval 2023 com "chave de ouro". Em 2022, a escola trouxe o samba-enredo "Não há tristeza que possa suportar tanta alegria", fazendo um paralelo do Carnaval de 2022 após a Covid-19 e o Carnaval de 1919, que ocorreu após a pandemia da gripe espanhola. A Viradouro ficou em terceiro lugar e participou do Desfile das Campeãs.

Em 2022, a escola de samba que caiu do Grupo Especial para a Série Ouro foi a São Clemente, que fez uma homenagem para o artista Paulo Gustavo, que faleceu de Covid em 2021, com o samba-enredo 'Minha Vida é Uma Peça'.

O desfile da escola contou com a presença de Thales Bretas, esposo de Paulo, da mãe do artista dona Déa Lúcia, sua irmã Ju Amaral e amigos como Samantha Schmütz, Ingrid Guimarães, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier e outros. 

< Meia Maratona de Niterói está de volta; saiba como se inscrever Cadê Sansa? Família tenta encontrar cadelinha perdida em Niterói <