Esportes

Agentes da Anvisa e PF interrompem jogo entre Brasil e Argentina

Publicada às 16h41 / atualizada às 17h40

Imagem ilustrativa da imagem Agentes da Anvisa e PF interrompem jogo entre Brasil e Argentina
Partida foi interrompida aos 8 minutos do primeiro tempo. Foto: AFA

Agentes da Anvisa e da Polícia Federal interromperam o jogo entre Brasil e Argentina, na tarde deste domingo (5), na Neoquímica Arena, em São Paulo. O confronto é válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo e foi interrompida aos 8 minutos do primeiro tempo.

Uma polêmica envolvendo quatro jogadores argentinos por não cumprirem as regras sanitárias impostas pela autoridade de saúde brasileira foi o estopim da paralisação.

Em nota, a Anvisa informou que os jogadores "descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021, a qual prevê que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”. O órgão sanitário pediu a deportação dos atletas do país vizinho.

Um agente do órgão entrou em campo acompanhados de policiais federais pedindo a retirada dos atletas do gramado. Em seguida, houve tumulto e bate-boca entre dirigentes, jogadores e a comissão de arbitragem.

Imediatamente, os jogadores da Argentina desceram para o vestiário e chegaram a trocar de camisas, indicando que em caso de retomada do jogo os atletas não entrarão em campo novamente.

Anvisa

Sem citar os nomes dos jogadores, a agência informou ter sido informada de que os jogadores teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”. Diante da situação, há possibilidades de os jogadores serem deportados do país.

A Anvisa informa que considera a situação “risco sanitário grave”, motivo pelo qual orientou as autoridades em saúde locais “a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”. O Brasil lidera a competição de forma isolada com 21 pontos.

Cancelamento

Após uma hora de muita confusão e desentendimentos em relação ao reinício ou não da partida, o jogo foi definitivamente cancelado por volta das 17h. Nas redes sociais, a Conmebol escreceu nota esclarecendo que quem decide o que fazer sobre uma nova partida e o prazo para isso acontecer é a FIFA.

"As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competiação da FIFA. Todas as decisões relativas à sua organização e desenvolvimento são da competência exclusiva daquela insituição. Por decisão do árbitro da partida, a partida organizada pela FIFA entre Brasil e Argentina está suspensa. O árbitro e o comissário de jogo enviarão um relatório ao Comitê Disciplinar da FIFA, que determinará as etapas a serem seguidas. Esses procedimentos obedecem estritamente aos regulamentos atuais", disse o comunicado da confederação.

https://twitter.com/CONMEBOL/status/1434606943772069889

< Revanche contra Argentina dá 33º título do Sul-Americano de Vôlei ao Brasil Dicas para economizar na conta de luz com mudança de hábitos <