Mercado

Alvo do Flamengo ativa cláusula da Fifa e já pode deixar o Zenit

Volante tem caminho livre para acertar com o Rubro-Negro

Wendel deve ser emprestado ao Flamengo após ter contrato suspenso no Zenit
Wendel deve ser emprestado ao Flamengo após ter contrato suspenso no Zenit |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Principal alvo do Flamengo para a segunda janela brasileira de transferências, o volante Wendel ativou o gatilho da Fifa nesta segunda-feira (11) para suspender seu contrato junto ao Zenit, da Rússia. Desta forma, ele fica livre para ser emprestado ao Flamengo por uma temporada.

A informação foi divulgada pelo site britânico "Inside The Games" e confirmada por veículos brasileiros. A opção disponibilizada pela entidade máxima do futebol é parte de uma série de sanções aplicadas à Rússia devido às invasões ao território ucraniano nos últimos meses, possibilitando que atletas saiam de graça temporariamente.

Wendel não pretendia utilizar o mecanismo, mas se viu sem opções diante das difíceis tratativas entre Flamengo e Zenit. O Rubro-Negro aceitou um empréstimo com opção de passe fixado, mas os russos queriam impor obrigação de compra - o que travou as negociações.

Desta forma, o acordo imposto pela Fifa é um empréstimo simples, sem valor definido para adquirir o jogador em definitivo. Assim, se desejar comprar o jogador em julho de 2023, a diretoria carioca terá que negociar com o Zenit novamente - caso novas sanções não sejam estabelecidas pela federação.

< Acusado de matar tesoureiro do PT tem prisão preventiva decretada Igreja histórica é um dos prédios atingidos por chamas em SP <