Futebol

Argentina passeia contra a Itália e vence a Finalíssima 2022

Na despedida de Chiellini, sul-americanos dão banho de bola

Lionel Messi foi perseguido e deu muito trabalho à marcação italiana
Lionel Messi foi perseguido e deu muito trabalho à marcação italiana |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Pintou o campeão! A Argentina venceu a Itália por 3 a 0 e sagrou-se campeã da Finalíssima 2022, o choque entre os vencedores da Copa América e da Eurocopa. Com gols de Lautaro Martínez e Di María, sul-americanos fizeram grande partida e só não golearam graças ao goleiro Donnarumma.

Como o torneio tem caráter amistoso, as duas equipes foram a campo bem leves. Logo no primeiro minuto, Di Maria percebeu o goleiro Donnarumma adiantado e tentou o gol por cobertura do meio-campo, mas acabou errando o alvo - ainda assim, recebeu muitos aplausos da arquibancada.

Como esperado diante dos estilos de jogo, a Argentina dominou a posse de bola na primeira parte do confronto, enquanto a Itália se fechava e buscava espaços para os contra-ataques. Messi, como de costume, era muito acionado pelos companheiros.

Apesar da superioridade, os sul-americanos não conseguiram criar chances de perigo. A partir dos 15 minutos, a Itália saiu mais para o jogo e conseguiu ser mais objetiva do que o adversário, criando pelo menos três boas oportunidades para abrir o placar.

Aos 18, Bernardeschi recebeu lançamento de Bonucci, invadiu a área e tentou o cruzamento para Belotti. A zaga chegou no momento exato para bloquear a finalização. Já aos 20, em bola alçada na área, Belotti subiu mais que os defensores e cabeceou para boa defesa de Emiliano Martínez.

Quando chegou com perigo pela primeira vez, a Argentina abiu o placar. Aos 27, em roubada de bola no campo de ataque, Lo Celso acionou Lionel Messi - que invadiu a área pela esquerda, ganhou da zaga na velocidade e cruzou rasteiro para Lautaro Martínez empurrar para a rede.

Maioria absoluta no estádio, a torcida argentina fez o Wembley balançar com muita festa e cantoria. Embalados pelo título da Copa América no Maracanã, os hermanos seguem empolgados para a disputa da Copa do Mundo do Catar, sendo a torcida que mais comprou ingressos para o Mundial.

Após sofrer o gol, a Itália tentou subir a marcação para pressionar a saída de bola adversária. A mudança deixou espaços atrás, que passaram a ser explorados pela Argentina - que saía para o jogo com toques rápidos e muita velocidade.

Na última jogada antes do intervalo, a estratégia sul-americana deu certo e a Argentina ampliou o placar. Em contra-ataque veloz, Lautaro recebeu na intermediária e lançou em profundidade para Di Maria, que ganhou de Chiellini na corrida e tocou com muita categoria para vencer Donnarumma.

Segundo tempo

Precisando tirar pelo menos dois gols de diferença na etapa complementar, o técnico Roberto Mancini colocou Locatelli, Scamacca e Lazzari nas vagas de Bernardeschi, Belotti e Chiellini. A Argentina, superior no primeiro tempo, voltou sem alterações para tentar segurar a vantagem e ficar com o título.

Apesar da vitória parcial, os argentinos seguiram no campo de ataque. Aos 10 minutos, uma chance bizarra. Bonucci tentou recuar para o goleiro Donnarumma mas o passe saiu muito forte, quase entrando no gol - o goleiro evitou a lambança tirando quase em cima da linha.

A Argentina quase abriu 3 a 0 aos 14 minutos. Em mais um contra-ataque, Di Maria foi lançado pelo lado direito, disparou até a intermediária e cortou para dentro, ao seu estilo preferido. Ele bateu cruzado, com efeito, e Donnarumma se esticou para espalmar na ponta dos dedos, evitando um golaço.

A pressão continuou Aos 16, em rebote de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Di Maria na entrada da área. Ele soltou a bomba de primeira, obrigando Donnarumma a fazer mais uma grande intervenção. Sem conseguir reagir, a Itália lutava para não sofrer mais gols.

Aos 18, mais uma ótima oportunidade desperdiçada pelos hermanos. Messi foi lançado pela direita, ganhou a linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola passou por Lautaro e passou por toda a extensão da área, chegando em Lo Celso, com Donnarumma já batido - mas ele chutou na rede pelo lado de fora.

O time sul-americano estava ligado nos 220v. O craque Lionel Messi voltou até a intermediária de defesa para roubar a bola e disparar até o campo de ataque. Mesmo com cinco atacantes contra apenas três defensores, o baixinho segurou a bola e chutou para mais uma boa defesa de Donnarumma.

Aos 24, Messi foi acionado na intermediária e bateu colocado na gaveta. Donnarumma, em dia abençoado, voou para espalmar para o lado. A Itália praticamente não encostava na bola, perdendo todas as disputas no meio-campo. A torcida já gritava "olé" nas arquibancadas.

Nos minutos finais, mesmo ainda levando perigo, a Argentina diminuiu o ritmo e passou a adminstrar mais a posse de bola, rodando o jogo e aproveitando a festa da torcida em Wembley. O título da Finalíssima 2022 foi mais um combustível para inflamar os hermanos rumo à Copa do Mundo.

Segundos antes do apito final, ainda sobrou espaço para mais um gol. Em contra-ataque, com a Itália já entregue, Messi fez bonita jogada individual e acabou desarmado dentro da área. A bola sobrou nos pés de Dybala, que chutou cruzado e acertou o cantinho, dando números finais à partida.

Itália: Donnarumma, Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini (Lazzari) e Emerson (Bastoni); Jorginho, Barella, e Pessina (Spinazzola); Bernardeschi (Locatelli), Raspadori e Belotti (Scamacca).

Argentina: Emiliano Martínez, Molina, Cristian Romero (Pezzella), Otamendi e Tagliafico; De Paul (Palacios), Guido Rodríguez e Lo Celso (Dybala); Lionel Messi, Di Maria (Nicolás González) e Lautaro Martínez (Julián Álvarez).

< 'Que o povo julgue', diz pai de Henry em ato em frente a tribunal Caso Genivaldo: comissão quer explicações do ministro da Justiça <