Logo Enfoco


    Vitória

    Atleta de Itaboraí é campeão mundial de Taekwondo na China

    O brasileiro fez campanha história na categoria áté 80 Kg

    Publicado 27/10/2025 às 17:48 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O campeonato foi realizado em Wuxi, na China
    O campeonato foi realizado em Wuxi, na China |  Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itaboraí

    O atleta de Taekwondo Henrique Marques, de 21 anos, que treina no Centro de Treinamento de Itaboraí, conquistou nesta segunda-feira (27) a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo 2025, realizado em Wuxi, na China. O brasileiro superou o chinês Xiang Qizhang por 2 a 0 na final da categoria até 80 kg, encerrando uma campanha histórica.

    Henrique, que também representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, já havia vencido, em agosto, o ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, confirmando a excelente fase do atleta.

    Para alcançar o topo do pódio, Henrique demonstrou força e técnica ao vencer todos os seus combates, superando adversários de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia até chegar à grande final. Com o resultado, o Brasil volta a ocupar o lugar mais alto em um Mundial de Taekwondo.

    O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, comemorou o feito e destacou o impacto positivo dos investimentos no esporte.

    “Henrique é motivo de muito orgulho para todos nós. Ver um atleta formado aqui em nossa cidade se tornar campeão mundial é a prova de que investir em esporte é investir em futuro, em oportunidades e em sonhos”, afirmou Delaroli.

    Em fevereiro deste ano, sete atletas vinculados ao Centro de Treinamento do município garantiram vaga para o Mundial — o maior número entre as equipes brasileiras.

    Henrique Marques também se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o ouro em um Mundial de Taekwondo. O atleta dedicou a vitória à superação pessoal e ao apoio recebido do município.

    “A palavra que define tudo isso é superação. Quem me acompanha sabe o que eu passei: tive arritmia cardíaca e perdi meu pai. Essa medalha traz um suspiro de felicidade e a certeza de que todo o trabalho e todas as dificuldades valeram a pena. Agradeço demais à Itaboraí pelo suporte e pela estrutura oferecida aos atletas ”, disse o campeão.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Veja momento em que ônibus com torcedores do Flamengo tomba

    Relacionados em Esportes