No topo
Atleta de Niterói de 13 anos é campeã brasileira de modalidade olímpica
Maitê Braga conquistou o título no levantamento de peso

A atleta e moradora do Morro do Céu, em Niterói, Maitê Braga, de apenas 13 anos, conquistou o título de campeã de levantamento de peso olímpico no Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado no último fim de semana, em Três Rios, na Região Serrana.
A adolescente é também aluna do Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), projeto da Prefeitura de Niterói que oferece treinamento gratuito em modalidades olímpicas como forma de inclusão e formação esportiva.
Competindo na categoria até 44 kg, Maitê alcançou a marca total de 105 kg — sendo 48 kg no arranco e 57 kg no arremesso. O índice internacional da categoria é de 125 kg, o que evidencia o potencial da atleta, que ainda no início da carreira já desponta como uma promessa do esporte.
“A vitória da Maitê simboliza tudo o que o Pesc representa: oportunidade, transformação e, acima de tudo, mudança de vida e novos sonhos. Ela chegou aqui aos 8 anos e, hoje, aos 13, já carrega uma trajetória de superação e conquista. Passou por diversas modalidades até se encontrar no levantamento de peso olímpico — sempre com muita determinação. Estamos extremamente orgulhosos e certos de que este é apenas o começo da caminhada dela”, disse a coordenadora do espaço, Sheila Bahia.
Inaugurado há cinco anos, segundo a Prefeitura de Niterói, o Pesc ocupa uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, com quadra coberta, campo de futebol, pista de atletismo e skate park. Aberto para criança a partir dos 6 anos, o espaço promove cidadania, saúde e inclusão por meio do esporte, oferecendo estrutura para que jovens de comunidades de Niterói possam sonhar e alcançar resultados.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!