Expectativa

Atleta de Niterói vai disputar mundial de jiu-jitsu nos EUA

Paulo Victor enfrentou vários problemas até chegar ao topo

Paulo Victor é campeão da categoria e vai disputar o mundial nos Estados Unidos
Paulo Victor é campeão da categoria e vai disputar o mundial nos Estados Unidos |  Foto: Rede social

Campeão Mundial de Jiu-Jitsu no GI (sem kimono), Paulo Victor Velozo Martins, de 37 anos, e morador de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, vive a expectativa de conquistar mais um torneio. Dessa vez, o lutador vai embarcar para Las Vegas, nos Estados Unidos, para disputar o campeonato mundial Master IBJJF da modalidade, na categoria pesadíssimo (acima de 100 quilos), que será disputado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

Estou ansioso. Minha expectativa é a melhor possível. Acredito que será uma ótima competição e muito disputada. Tenho me preparado para isso" , contou o lutador

Paulo, além de atleta, é formado em Educação Física e trabalha como guarda-vidas. Apesar de ter um físico forte, ele enfrentou um grande problema em sua vida.

Ao ENFOCO, o lutador contou que em 2016 ele teve chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes, e que causa muitas dores nas articulações. Com isso, ele precisou se afastar das atividades e ficou de cadeira de rodas durante três semanas.

A recuperação, no entanto, foi mais demorada ainda. Durante dois anos, Paulo conviveu diariamente com as dores e passou a andar com muletas. Apesar das dificuldades, o atleta buscou forças da família e amigos para se recuperar e voltar a praticar esportes

"Foi um momento muito difícil da minha vida e da minha carreira. Eu agradeço a Deus todos os dias por estar vivo. Sou muito grato por ter me recuperado e estar vivo. Minha família e meus amigos me ajudaram muito durante esse período", relatou Paulo.

Com a grande superação e uma linda lição de vida, Paulo relatou que se tornou mais "humano" e sensível com as causas diárias. Começando a se destacar ainda mais no jiu-jitsu, ele abriu diversas academias na Região Oceânica de Niterói, como em Itaipu e Piratininga. A Academia Gracie Barra virou referência na região e conta com dezenas de alunos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 🇺🇸 Paulo Victor 🇧🇷 (@paulovictor86_)

Segundo o lutador, a intenção é trazer cada vez mais jovens para o esporte e mostrar que o esporte também salva vida.

Quero ser influente na comunidade onde vivo, mudar para melhor a vida das pessoas através do esporte, assim como o esporte melhorou muito a minha. O jiu-jitsu é mais que uma arte marcial, é um estilo de vida. É muito gratificante para mim mostrar para todos que o esporte salva. Eu amo a vida" , afirmou o atleta

Já recuperado de todas as limitações, Paulo agora se prepara para o grande torneio em Las Vegas. Se sentindo 100% fisicamente, o lutador contou que se prepara diariamente para disputar o mundial e que rotina de treinos tem sido intensa.

"Treino todos os dias na minha academia. Além disso, para melhorar o físico, corro na orla da praia e também dou uma nadada. Mantenho uma dieta rigorosa. Estou bem empenhado e empolgado. Sabemos que todos as competições serão duras. Tenho mais quatro semanas de trabalho para começar da melhor forma na competição. Uso esse tempo para me preparar e lutar, pois vou estar ao lado dos melhores lutadores do mundo", finalizou o lutador.

< Procon RJ tem novo mutirão de negociação de dívidas; veja detalhes Ufa! Conta de luz segue sem cobrança adicional em agosto <