Esportes

Botafogo afunda o Vasco com goleada e assume a liderança da Série B

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo afunda o Vasco com goleada e assume a liderança da Série B
Diego Gonçalves decretou a goleada em São Januário. Foto: Vítor Silva/Botafogo

Vasco e Botafogo se enfrentaram na tarde deste domingo (7) pela 34ª rodada da Série B com objetivos distintos. Enquanto a equipe de São Januário entrava pressionada na busca por resultados e precisando vencer para sonhar com o acesso à elite do futebol, os alvinegros, por outro lado, jogavam para assumir a liderança. O Botafogo goleou a equipe do técnico Fernando Diniz por sonoros 4 a 0 afundando de vez as chances da equipe de São Januário de retornar à elite do futebol em 2022 que agora não depende mais de si.

O Vasco começou em cima por conta da pressão por resultados e jogando em casa. A euforia se transformou tão logo em desespero. Cano tentava mas parava nas mãoes do goleiro Diego Loureiro. Numa série de escanteios, Ricardo Graça cabeceou com perigo pra defesa do goleiro alvinegro.

Aos 12, o Vasco estava no ataque e num contra-ataque veloz do Botafogo, que pegou a defesa completamente desguarnecida, Marco Antônio entrou livre na entrada da área pra tocar do lado do goleiro Lucão. o gol selou a tônica do jogo de um Botafogo que se defendia e partia para o contragolpe.

A paciência da torcida se esgotou em poucos minutos após o gol. As reclamações recaíram principalmente em Zeca, Diniz e Morato, alvos da ira vascaína. O Botafogo se aproveitou o nervosismo da situação e seguiu pressionando a equipe de São Januário.

O tento alvinegro colocou o clube da estrela solitária na liderança momentânea do campeonato. O gol desmantelou o Vasco, que atônito, não se lançava mais ao ataque como nos primeiros minutos. Aos 19, Rafael Navarro recebeu cruzamento rasteiro de Carlinhos e se jogou na bola, livre de marcação, pra empurrar pras redes pra aumentar a conta.

Para completar o clima em São Januário, o lateral Léo Matos acabou levando o segundo cartão amarelo aos 21 da primeira etapa e foi expulso sob gritos dos torcedores. Aos 35, Marco Antônio recebeu de Oyama, livre no meio campo. Ele avançou em direção à meta vascaína, tirou o goleiro e tocou para o fundo do gol. Botafogo 3 a 0 no primeiro tempo. Sem forças, o Vasco errava e não mais produzia.

Goleada

Ao final da primeira etapa, torcedores do Vasco, irritados, vaiavam e hostilizavam os jogadores e o técnico Fernando Diniz. Uma torcedora chegou a invadir o gramado, mas foi contida pela segurança. O clima era tenso na colina histórica.

O segundo tempo veio e a pressão para reverter um placar em 45 minutos era o dever para o Vasco seguir sonhando com o retorno. Mas o que se viu foi o Botafogo explorando os espaços e o nervosismo dos jogadores cruzmaltinos.

A troca de passes da equipe do Botafogo fez a torcida adversário gritar olé a cada toque na bola. Já o Vasco, tentava ficar mais plantado em sua defesa. Aos 8 minutos, Diego Gonçalves tocou de cabeça depois de passe de Pedro Castro após escanteio, em posição duvidosa.

O VAR entrou em ação e cinco minutos depois, o gol foi validado. A goelada estava concretizada para olhares atônitos dos vascaínos. O Vasco não esboçou reação. Já o Batofogo, diminuiu o ímpeto e segurou a bola no campo do Vasco, à vontade.

< Prefeito de Niterói participa de debate sobre governos locais na COP26 Ator Paulo Betti retorna aos palcos no Teatro Municipal de São Gonçalo <