Logo Enfoco


    Histórico

    Brasil bate recorde de medalhas em campeonato em Niterói

    O país ficou atrás apenas do Tahiti

    Publicado 21/08/2025 às 11:51 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ao todo, 15 países conquistaram medalhas entre as 26 delegações e 819 atletas
    Ao todo, 15 países conquistaram medalhas entre as 26 delegações e 819 atletas |  Foto: Rodrigo Viaja Jovem/ Equipe Brasileira do V6 Open

    Foi encerrado nesta quarta-feira (20) o Campeonato Mundial de VA’A de longa distância, realizado pela primeira vez no Oceano Atlântico, nas águas da Praia de São Francisco e da Baía de Guanabara. O Brasil teve um desempenho histórico, conquistando um total de 20 medalhas.

    Entre as medalhas, foram sete de ouro, sete de prata e seis de bronze durante os cinco dias de competição. A seleção brasileira ficou atrás apenas do Tahiti, que conquistou 21 medalhas, sendo 13 de ouro. O Brasil superou grandes equipes de países como Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Estados Unidos e Havaí. Ao todo, 15 países conquistaram medalhas entre as 26 delegações e 819 atletas participantes.

    Medalhas

    A primeira medalha de ouro do Brasil veio no primeiro dia, com a equipe Junior 19 V6. Ainda no primeiro dia, Kaique Ramos garantiu o ouro na categoria Junior 19 V1, fazendo dobradinha, já que também competiu na V6 Junior 19. No feminino, Maíra Pita conquistou a primeira medalha de ouro na categoria Master 40 V1. Outras conquistas vieram com Marcelo Cailaux na Master 75 V1, pela equipe Master 80 V6 e no Para VA’A, com Roberto Nascimento e Thais de Freitas.

    Na quarta-feira, o Brasil somou mais três medalhas em quatro provas disputadas. O destaque ficou por conta da prova principal do Mundial, a Open V6 por equipes, que reúne os melhores remadores do mundo. Após ficar em quinto lugar na Samoa Americana e em quarto na Austrália nas últimas edições, a equipe brasileira subiu ao pódio pela primeira vez, conquistando a prata, ficando apenas 41 segundos atrás do Tahiti.

    No percurso pela Baía de Guanabara, o time brasileiro, formado por Paulo dos Reis, Maxwell Coutinho, Felipe Mazzu, Kaique Ramos, Henrique Vogel e Ricardo Palheta superou a forte equipe da Nova Zelândia, liderada pelo multicampeão mundial de Sprint, Turupia King, animando o público presente.

    Na categoria Master 60 V6, a equipe brasileira conquistou a medalha de bronze. Tereza Terra, uma das integrantes do time, comentou sobre a competição.

    Já na Master 50 V1, Carlos Chinês garantiu seu terceiro bronze em campeonatos mundiais. Ele ultrapassou o americano Darian Hildreth nos momentos finais da prova.

    O presidente da CBVA´A, Jefferson Cabral comemorou os resultados excelentes do Brasil na competição:

    "Óbvio que a conquista das medalhas para nós é motivo de muita alegria e orgulho, mas o mais importante é fazer com que nosso esporte possa ter a visibilidade que merece tanto internamente em nosso país como agora a nível mundial. A evolução que estamos tendo de um Mundial para outro mostrou que o crescimento organizado e planejamento pode render grandes frutos fazendo com que categorias que não tinham tanta representatividade agora possam resultados excepcionados. As juvenis, o Para VA´A, as Masters 70, 75, 80. Definitivamente o Brasil entra para a primeira prateleira do VA´A que pra gente é muito bom"

    Campeonato

    O Campeonato Mundial de Va’a 2025 é uma realização da Federação Internacional de Va’a (IVF) e da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

    O evento teve início na última sexta-feira (15), com uma cerimônia de abertura que contou com uma programação especial, incluindo shows, praça de alimentação e feira de expositores.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Câmeras flagram homem invadindo condomínio em Niterói

    Relacionados em Esportes