Esportes

Brasil despacha Marrocos e está nas semifinais da Copa do Mundo de Futsal

Imagem ilustrativa da imagem Brasil despacha Marrocos e está nas semifinais da Copa do Mundo de Futsal
|  Foto: Foto: Thaís Magalhães;CBF
Seleção encarou o Marrocos pelas quartas de final. Foto: Thaís Magalhães;CBF

O Brasil venceu o Marrocos por 1 a 0, neste domingo (26), pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futsal, na Lituânia. O gol da partida foi marcado por Rodrigo Capita, de falta, ainda na primeira etapa.

A Seleção começou a partida tentando impor seu ritmo e encurralando o Marrocos em sua própria quadra. Com uma marcação um pouco mais solta que a do Japão, o adversário permitiu uma ótima chegada logo aos 3 minutos, quando Ferrão parou em grande defesa do goleiro Khiyari.

Mesmo com o jogo relativamente controlado, o Brasil levou o primeiro susto aos 7 minutos. Jouad avançou com a bola a partir do meio-campo e, num descuido da defesa brasileira, ficou com campo livre para a finalização. Por sorte, a bola explodiu na trave e saiu pela lateral.

O primeiro gol da Seleção saiu aos 11. Em jogada ensaiada na cobrança de falta na intermediária, Dieguinho fingiu o chute e ultrapassou na ponta, levando um adversário da barreira para marcá-lo e deixando a cobrança para Rodrigo Capita. Ele soltou a tradicional bomba de bico rasteira e acertou o cantinho de Khiyari. Golaço do capitão.

Mesmo com a vantagem, o Brasil continuou marcando no campo de ataque e buscando ampliar o placar. Rocha e Bruno, aos 13 e aos 14, quase fizeram o 2 a 0 em jogadas individuais. Ainda assim, o jogo não era tranquilo; bicampeão africano, o Marrocos conseguia boas chegadas esporádicas nos contra-ataques.

Na reta final do primeiro tempo, o Brasil chegou no limite de cinco faltas e jogou pressionado para não cometer novas infrações. Em um dos últimos avanços marroquinos, já no último minuto, El Ayyane soltou a bomba de longe e Guitta fez grande defesa. No rebote, a bola voltou no rosto de Marlon - que quase mandou para dentro do gol.

Segundo tempo

O Brasil voltou para a segunda etapa com o pivô Ferrão na quadra. Com giros rápidos e precisos, ele dava trabalho para a defesa marroquina - que acabava deixando outros jogadores livres. Em uma dessas jogadas, Gadeia quase ampliou o placar aos 3 minutos.

Com mais liberdade do que nas oitavas de final, a Seleção pecava no último passe e não aproveitava os espaços deixados por Marrocos para ampliar o marcador e deixar o jogo um pouco mais tranquilo. Embora tivesse amplo domínio na posse de bola, o placar mínimo ainda era perigoso.

Aos 9, o time marroquino vacilou na saída de bola e permitiu a roubada do Brasil. Marlon recebeu na direita e chutou forte pelo alto, mas a bola explodiu no peito de Khiyari. Na sequência, aos 10, Arthur fez boa jogada individual pela direita e chutou cruzado, rasteiro, para outra boa defesa do goleiro.

Com três faltas cometidas a cinco minutos do fim, a Seleção mudou de estratégia e recuou as linhas de marcação - visando atrair o Marrocos para criar espaços para contra-ataques e também evitar infrações desnecessárias. O técnico Marquinhos gastou seu pedido de tempo para dar instruções mais específicas buscando matar o jogo.

O Marrocos foi para o tudo ou nada. Aos 17, Guitta fez duas ótimas defesas consecutivas. Os papéis se inverteram e agora era o Brasil quem se fechava na defesa enquanto os marroquinos rodavam a bola de lado a lado na quadra em busca de um espaço para finalizar e tentar o empate.

A dois minutos do fim, em boa trama ofensiva, Borite chutou cruzado da direita e venceu o goleiro Guitta, mas a bola saiu tirando tinta da trave direita do goleiro brasileiro. Em seguida, o técnico marroquino pediu tempo, a 1:30 do fim do jogo, para tentar ensaiar o último avanço para evitar a eliminação.

Com um goleiro-linha, buscando a superioridade numérica no campo de ataque, o Marrocos encurralou o Brasil - que se defendeu muito bem e evitou maiores sustos. Pito ainda quase marcou da própria quadra, com o adversário sem goleiro, mas o chute foi desviado e saiu em escanteio.

Com muita luta, o Brasil está nas semifinais da Copa do Mundo de Futsal. O adversário sai do confronto entre Rússia e Argentina, ainda neste domingo, às 12h30. A Seleção volta à quadra na quarta-feira (29), às 14h, para brigar por um lugar na grande decisão do Mundial da Lituânia.

< Mulher rebate ataque e atinge homem com panela em Maricá Presidente Bolsonaro testa negativo para a Covid-19 <