Saldo negativo
Brasil encerra Eliminatórias com a pior campanha da história
Seleção terminou em 5º, com 51% de aproveitamento

A Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com um resultado negativo que entrou para a história. A derrota por 1 a 0 para a Bolívia, na noite desta terça-feira (9), selou a pior campanha do Brasil desde que o atual formato classificatório foi implementado, com a equipe terminando na 5ª colocação e apenas 51% de aproveitamento.
Durante toda a competição, o desempenho da seleção foi marcado por oscilações, problemas defensivos, instabilidade no comando técnico e resultados abaixo do esperado, mesmo diante de adversários considerados mais fracos no papel. Ao longo da campanha, o Brasil acumulou derrotas inéditas, como a primeira para a Colômbia jogando fora de casa, e viu sua invencibilidade histórica contra certas seleções ruir.
Esta foi a primeira vez em que a Seleção terminou as Eliminatórias com menos de 30 pontos, desde quando a competição passou a ser disputada neste formato, em 1996.
O quinto lugar ainda garante classificação direta ao Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá, mas acende um alerta importante: a necessidade urgente de reconstrução e definição de uma identidade tática. A seleção passou pelas mãos de mais de um treinador durante o ciclo, o que dificultou a consolidação de um estilo de jogo e impactou diretamente os resultados em campo.
Visando a classificação para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil disputou 18 jogos nessas Eliminatórias, com 8 vitórias, 4 empates e 6 derrotas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!