Esportes

Brasil ganha primeiro ouro da história do surfe olímpico; natação leva bronze

Imagem ilustrativa da imagem Brasil ganha primeiro ouro da história do surfe olímpico; natação leva bronze
|  Foto: Foto: Jonne Roriz/COB
Ítalo passeou na final contra japonês. Foto: Jonne Roriz/COB

Madrugada histórica para o esporte brasileiro. Nas primeiras horas desta terça-feira (27), o potiguar Ítalo Ferreira superou o japonês Kanoa Igarashi para levar o primeiro ouro da historia do surf nas Olimpíadas. Gabriel Medina, outro brasileiro envolvido no esporte debutante em Tóquio, perdeu a disputa do bronze por dois décimos e volta para o Brasil sem medalha.

Mesmo quebrando a própria prancha nos primeiros segundos de bateria, Ítalo superou todas as dificuldades e esteve sempre à frente do japonês na pontuação da grande final. Com ótima leitura do mar, o brasileiro encaixou três boas manobras, somando um total de 15,14 contra apenas 6,60 do anfitrião. A dois minutos do fim, o potiguar já comemorava o título ainda dentro do mar.

Ítalo fez história ao conquistar o primeiro título da modalidade em Jogos Olímpicos. E, por pouco, o Brasil ainda não construiu um legado ainda maior - já que Medina, derrotado por Kanoa nas semifinais, reclamou muito dos juízes em suas notas. Seria a chance de uma final totalmente brasileira, trazendo para a casa o ouro e a prata.

"Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses, mas só tenho que agradecer a Deus por tudo isso. Meu intuito é ajudar as pessoas e as famílias. Eu queria que a minha avó estivesse viva para ver isso. Sou muito feliz pelo que me tornei, pelo que fiz pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu", disse Italo.

No entanto, as coisas não acabaram bem para Medina. Além da eliminação polêmica nas semifinais, ele acabou derrotado na disputa pela medalha de bronze, pelo australiano Owen Wright, por apenas dois décimos de diferença no somatório das notas. Com ondas escassas, o líder do ranking mundial saiu atrás e não conseguiu tirar a diferença, encerrando com um 11.77 contra 11.97 do adversário.

Medalha também na piscina

Um pouco mais cedo, ainda no fim da noite de segunda-feira (26), o Brasil trouxe mais um bronze do Japão. O gaúcho Fernando Scheffer, de 23 anos, surpreendeu ao subir no pódio nos 200 metros livre. Em uma disputa emocionante do início ao fim, braçada a braçada, ele superou o romeno David Popovici por apenas dois milésimos de segundo (1:44.66 a 1:44.68).

"Nunca fui o mais rápido, o mais resistente, o mais versátil, mas sempre pensei em ser o mais esforçado. E levo essa mentalidade até hoje, e isso é um diferencial importante para trabalhar tudo todos os dias, e isso dá confiança para chegar aqui e saber que podemos fazer algo a mais", comemorou o brasileiro.

A Grã-Bretanha fez a dobradinha e ficou com as duas primeiras colocações. Thomas Dean levou o ouro, com o tempo de 1min44s22, e a prata ficou com Duncan Scott, com 1min44s26.

< Caixa paga auxílio para nascidos em setembro nesta terça Criança de três anos morre afogada dentro de caixa d'água em Niterói <