Esportes
Brasil tem três debutantes classificados para a próxima Copa Libertadores
O fim do Campeonato Brasileiro chegou nesta quinta-feira (9) - e, com ele, trouxe algumas novidades. Com o aumento do número de vagas em competições internacionais, transformando o G6 em G8, três equipes da Série A conseguiram a tão sonhada classificação à Copa Libertadores pela primeira vez em suas histórias.
Além de Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, Corinthians e Fluminense, equipes que já frequentaram a competição, Red Bull Bragantino, Fortaleza e América-MG debutarão no maior torneio do continente - sendo os dois primeiros diretamente na fase de grupos, enquanto o último enfrentará a espinhosa pré-Libertadores.
O Red Bull Bragantino, que vem recebendo forte investimento de capital externo, vem dando ótimos resultados esportivos e chegou à final da Sul-Americana. Desta vez, o clube chega ao ponto mais alto da América e mostra que seu modelo de gestão está no caminho certo.
Outra camisa que aparecerá pela primeira vez é a do Fortaleza. Sob grande campanha do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, o Tricolor surpreendeu os gigantes e permaneceu dentro do G4 durante todo o Brasileirão. Após amargar algumas temporadas na Série C, a equipe se reconstruiu e se estruturou até chegar ao resultado expressivo de 2021.
Com a participação dos três novos clubes, o país chega a 31 equipes já envolvidas com o torneio. Será também a primeira vez que o Brasil terá nove times de uma vez na disputa. Além do América-MG, o Fluminense também precisará superar as fases preliminares para chegar na divisão de grupos.
Recentemente, o Confederação Brasileira de Futebol passou a ter direito a sete vagas na Libertadores. No entanto, com os títulos continentais de Palmeiras (Libertadores) e Athletico-PR (Sul-Americana), dois novos postos foram abertos. Vale lembrar que o Coelho superou apenas no saldo de gols outra equipe que também seria estreante - o Atlético-GO.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!