Urgente!

Brasileirão é suspenso pela CBF em decorrência da tragédia no RS

Com a decisão, duas rodadas foram adiadas

Duas rodadas do Campeonato Brasileiro foram suspensas
Duas rodadas do Campeonato Brasileiro foram suspensas |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (15), a paralisação do Campeonato Brasileiro por duas rodadas em decorrência da tragédia que afeta o Rio Grande do Sul. Com isso, as rodadas 7 e 8, que seriam nos próximos dois finais de semana, foram adiadas.

"Após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame", diz um trecho da nota.

O assunto havia virado debate nos últimos dias entre os clubes. Apesar da mobilização, o Brasileirão seguia normalmente, com apenas os jogos envolvendo os clubes do sul sendo adiados.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comentou na última semana que "não era fácil" parar o Brasileirão, por conta do calendário apertado. Ele foi duramente criticado pelos dirigentes dos clubes afetados e depois afirmou que iria acatar a decisão dos clubes após uma votação.

Dito e feito. Após um novo pedido dos clubes, que se juntaram e lançaram uma nota oficial se solidarizando e solicitando a paralisão do Campeonato Brasileiro, a CBF acatou o pedido e adiou as próximas duas rodadas.

Veja os clubes que votaram a favor da paralisação

(1) Atlético ClubeGoianiense;

(2) Atlético Mineiro SAF;

(3) Club Athletico Paranaense;

(4) Criciúma Esporte Clube;

(5) Cruzeiro Esporte Clube SAF;

(6) Cuiabá EsporteClube SAF;

(7) Esporte Clube Bahia SAF;

(8) Esporte Clube Juventude;

(9) EsporteClube Vitória;

(10) Fluminense Football Club;

(11) Fortaleza Esporte Clube;

(12) Grêmio Football Porto Alegrense;

(13) SAF Botafogo;

(14) Sport ClubInternacional;

(15) Vasco da Gama SAF.

Clubes que foram contra

(1) Clube de Regatas do Flamengo

(2) Red Bull Bragantino

(3) São Paulo Futebol Clube

(4) Sociedade Esportiva Palmeiras

(5) Sport Clube Corinthians Paulista

Leia a nota oficial da CBF

"Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.

Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.

Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.

Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame".

< Tragédia no RS: famosos se juntam à campanha de adoção de animais Bombeiros alertam para ressaca a partir desta quinta-feira <