Mudança
Campeonato Carioca terá novo formato em 2026; saiba tudo
Tabela foi detalhada na noite desta quarta-feira (11)

Procurando se adequar no calendário do futebol brasileiro, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) anunciou na noite desta quarta-feira (11) que a próxima edição do Campeonato Carioca terá apenas 10 datas. A competição terá início no fim de janeiro e terminará em março.
A decisão foi tomada durante o Conselho Arbitral, com a presença de presidentes e representantes de 11 clubes já garantidos na primeira divisão do estadual de 2026. O Fluminense participou da reunião de forma remota. Todos os clubes aprovaram o novo formato da competição.
“A fórmula é fruto de muitas conversas, reuniões, proposições, sugestões. Tudo para a valorização maior do Campeonato Carioca e também a adequação ao calendário para proteger os nossos clubes. A unanimidade prova que estamos no caminho certo", afirmou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.
🟦 CARIOCA 2026 TERÁ DEZ DATAS 🟥
— FERJ (@FFERJ) June 11, 2025
Pioneiro, o ‘Mais Charmoso do Brasil’ terá previsão de início para o fim do mês de janeiro e o primeiro clássico já está definido: Flamengo x Vasco. pic.twitter.com/jcLFQRsF9J
A nova fórmula do Campeonato Carioca terá dois grupos, com seis clubes em cada, sendo dois grandes e quatro formadores. Os cruzamentos serão fora do grupo. De acordo com o sorteio, os grupos são: Grupo A, com Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Campeão da Série A2; o Grupo B, com Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.
Os quatro primeiros colocados de cada grupo formarão as quartas de final, em cruzamento definido: A1 x A4, B1 x B4, A2 x A3 e B2 x B3 – disputada em um jogo. Os vencedores disputarão a semifinal, com sorteio para definir os confrontos em jogos de ida e volta. Os perdedores das quartas jogarão a Taça Rio. A grande decisão do Campeonato Carioca de 2026 será realizada em uma partida. A estreia está marcada para o dia 21 de janeiro.
Futuramente, os clubes serão convocados para um novo Conselho Arbitral para discutir o regulamento, a distribuição de receitas e mais temas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!