Esportes

Carioca Pedro Calado surfa onda de 6 metros e leva Itacoatiara Big Wave 2021

Imagem ilustrativa da imagem Carioca Pedro Calado surfa onda de 6 metros e leva Itacoatiara Big Wave 2021
Atletas surfaram grandes ondulações que foramregistradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado. Foto: divulgação

O carioca Pedro Calado sagrou-se campeão do Itacoatiara Big Wave 2021 descendo a onda que foi considerada a maior já surfada em Itacoatiara, de quase seis metros. O atleta de Saquarema Lucas Chumbo, ficou em 2º lugar em uma disputa acirrada nas três janelas abertas durante o campeonato.

No inédito formato digital, a competição que, foi realizada entre julho e setembro, os atletas surfaram grandes ondulações e as ondas eram registradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado.

Ao todo, foram distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas. A premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (6) na praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói.

O alteta de Niterói Gabriel Sampaio também foi destaque no campeonato terminando em 3º lugar. A competição teve ainda como destaque a carioca Michelle des Bouillons que conseguiu .a maior onda já surfada por uma mulher em Itacoatioara. Itacoatiara vem se consolidando como a referência no surf de ondas grandes e tow in no Brasil. O tamanho e a potência de suas ondas são internacionalmente reconhecidos. 

Logo no swell de abertura , Pedro Calado surfou a maior onda da competição que fez a diferença na pontuação do atleta já que no julgamento do surf de ondas grandes a maior nota tem peso dois.

“Esse ano foi a maior onda ano passado foi a  melhor  . Me dou super bem em Itacoatiara e nos dois últimos anos a praia tem dado muita alegria. O somatório era de duas ondas  mas logo na primeira  já consegui  uma maravilhosa, acho que foi a maior que eu já peguei no Brasil .Itacoatiara é um lugar muito especial, com ondas maravilhosas e pessoas sensacionais  “ comemorou o campeão Pedro Calado.     

O campeonato foi  apresentado pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói. Apoio: Brodão Brasil Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.Sobre a Enel Distribuição Rio.

“ Esse critério incentiva os atletas a buscarem as maiores ondas . Competições como essas incentivam o esporte e incrementam o turismo na cidade. Vejo muito potencial em Niterói  com  competição desse tipo e como forma de estimular e incentivar também outros atletas. Tivemos esse ano ondas que nunca foram surfadas em Itacoatiara e se bobear no brasil e isso também graças ao crescimento e aperfeiçoamento desses atletas. Vamos segui evoluindo”,explica organizador da Alexey Wanick

Campeonato

O campeonato é apresentado pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói. Apoio: Brodão Brasil Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.Sobre a Enel Distribuição Rio.

"Muito importante mais uma vez apoiar esse evento na nossa cidade . Foi mais um ano com grande sucesso, trazendo os maiores nomes  brasileiros do surf nessa modalidade para nossas águas. Isso só ressalta ainda mais que Itacoatiara com sua geografia favorável, e suas ondas diferenciadas , é um .dos berços do surfe mundial. Esse tipo de competição é benéfico para o município, gera visibilidade, inclusive para o exterior, projetando Niterói. A cidade dos  esportes.  Quero parabenizar ainda os vencedores: Pedro Calado, Lucas Chumbo, nosso niteroiense Gabriel Sampaio, e todos que estiveram no mar se desafiando ", afirma Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói.

Os atletas fizeram as filmagens e enviaram para a organização do evento. Após o encerramento da janela, o material foi  julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes.

“ Itacoatiara é um lugar marcante na história do surf no estado . É um treino incrível para Nazaré  e outras ondas gigantes . Foi incrível . “ vibrou Lucas Chumbo , segundo colocado .

Enel 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os compromissos assumidos com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

< Desfalcado, Flamengo só empata com Bragantino em Bragança Paulista Município de Maricá vacinou 99,8% dos adolescentes contra Covid-19 <