Cidades

Município de Maricá vacinou 99,8% dos adolescentes contra Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem Município de Maricá vacinou 99,8% dos adolescentes contra Covid-19
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Prefeitura diz que 122.482 pessoas já estão imunizadas com a primeira dose. Foto: Marcelo Tavares

Mais de 12 mil adolescentes entre 12 e 17 anos receberam a primeira dose contra a Covid-19 em Maricá, o que representa 99,8% da população estimada para essa faixa etária. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que 122.482 pessoas já estão imunizadas com a primeira dose (86,5% da população vacinável do município) e mais de 85 mil com as duas doses ou a dose única, 60% dos maiores de 12 anos.

Como já concluiu a vacinação de todos os grupos prioritários, além dos adultos e adolescentes, o município segue em repescagem permanente para os maiores de 12 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, em todos os polos e Unidades Volantes de Vacinação (UVV).

Para receber o imunizante, é necessário que o adulto apresente um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Já os adolescentes precisam de um documento de identidade ou certidão de nascimento.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, comemorou a adesão à vacinação e reforçou o convite àqueles que ainda não receberam a vacina.

“Estamos com uma vacinação bastante avançada e expressiva, como no caso dos adolescentes. Queremos garantir essa cobertura para todas as faixas etárias vacináveis e estamos chegando lá. Portanto, caso você não tenha se vacinado por algum motivo, procure um de nossos locais de vacinação” convocou a secretária.

Antecipação da segunda dose

Para acelerar a conclusão da vacinação, Maricá reduziu de 12 para 8 semanas o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca para todas as faixas etárias.

A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) e vai ser mantida por Maricá enquanto o município tiver doses em estoque. A segunda dose continua sendo aplicada de segunda a sexta-feira em todos os polos e unidades volantes de vacinação.

“Com muita organização nós não deixamos faltar a segunda dose em momento algum. Inclusive reduzimos com toda a tranquilidade o intervalo da segunda dose da Astrazeneca e Pfizer. Confira seu comprovante, verifique se você já completou esse novo intervalo e vacine-se. As duas doses são fundamentais para uma maior proteção”, destacou a secretária.

Dose de reforço

O calendário da dose de reforço também foi acelerado. A terceira dose está disponível para todos os idosos com 60 anos ou mais, desde que tenham seis meses ou mais da aplicação da segunda dose.

Os idosos devem apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação em um dos polos ou UVV. Os acamados podem receber a vacina em casa, basta fazer o agendamento com a unidade de referência.

A dose de reforço também está sendo aplicada nos imunossuprimidos (pessoas com imunidade baixa), de 12 anos ou mais, que podem se vacinar a qualquer dia. Além de apresentar os mesmos documentos que os idosos, devem levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde. É necessário que haja um intervalo de 28 dias ou mais da aplicação da segunda dose.

< Carioca Pedro Calado surfa onda de 6 metros e leva Itacoatiara Big Wave 2021 São Gonçalo intensifica fiscalização no trânsito e promove leilão de veículos <