Esportes

Com 33º lugar no ranqueamento, arqueira maricaense pega mexicana no mata-mata

Imagem ilustrativa da imagem Com 33º lugar no ranqueamento, arqueira maricaense pega mexicana no mata-mata
|  Foto: Pedro
Ane teve desempenho regular na fase classificatória. Foto: Reprodução

A maricaense Ane Marcelle dos Santos estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio na noite desta quinta-feira (22), terminando a rodada classificatória na 33ª posição, com 636 pontos. A brasileira, solitária na modalidade de tiro com arco individual feminino, vai enfrentar a mexicana Ana Vazquez, 32ª com um ponto a mais, no mata-mata.

A primeira fase, chamada de ranqueamento, é composta por todas as 64 participantes, onde cada atleta dispata 72 flechas. Nenhuma arqueira é eliminada, mas a pontuação é utilizada para montar o chaveamento do mata-mata. A primeira colocada enfrenta a 64ª, a segunda encara a 63ª e assim por diante.

Ane vinha mantendo uma regularidade e ficando entre o 27º e o 38º lugares. No entanto, após uma péssima rodada na flecha 42, onde conseguiu apenas um ponto, ela despencou para a 49ª colocação. Antes do fim, ela ainda conseguiu se recuperar um pouco, fechando sua participação no 33º lugar.

Na fase eliminatória, cada duelo conta com cinco sets. As arqueiras disparam três flechas por set, vencendo quem obtiver a pontuação mais alta. A atleta que vencer o set leva dois pontos; em caso de empate, as duas participantes ganham um ponto. Ganha o combate quem ganhar três sets ou chegar a seis pontos primeiro. Caso haja empate após os cinco sets, cada atleta dispara uma flecha extra, vencendo quem pontuar melhor.

Ane Marcelle e Ana Vazquez se encaram na próxima semana, em data e horário ainda não definidos.

< Pira olímpica do Rio é acesa em homenagem aos jogos de Tóquio Auxílio emergencial é pago para nascidos em junho nesta sexta <