Cidades

Pira olímpica do Rio é acesa em homenagem aos jogos de Tóquio

Rio de Janeiro - A Pira Olímpica dos Jogos é instalada na Orla Conde, na zona portuária da capital e público comparece para prestigiar. (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Rio de Janeiro - A Pira Olímpica dos Jogos é instalada na Orla Conde, na zona portuária da capital e público comparece para prestigiar. (Tomaz Silva/Agência Brasil) |  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Pira Olímpica dos Jogos de 2016 foi acesa novamente no centro da cidade. (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A cidade do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016, teve nesta quinta-feira (22) cerimônia de reacendimento da Pira Olímpica Rio 2016, próximo à Igreja da Candelária, no centro da capital.

O evento contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do cônsul-geral do Japão, Ken Hashiba, e do vice-cônsul, Takashi Goto. A pira olímpica ficará acesa durante todo período dos Jogos de Tóquio, que começam oficialmente nesta sexta-feira (23) e vão até 8 de agosto.

O monumento, que estava inoperante havia anos, foi revitalizado pela prefeitura. Pouco depois das 18h30, Eduardo Paes chegou ao local com uma tocha olímpica de 2016, que passou para o cônsul japonês. Em seguida, o diplomata a entregou para duas crianças de vilas olímpicas, que aguardavam em cima de uma grua. Ambas foram elevadas à altura da pira olímpica e reacenderam o monumento.

O prefeito elogiou, em seu discurso, a organização feita por Tóquio nos jogos, em meio à pandemia, e deu ênfase ao legado que os Jogos de 2016 deixaram para o Rio de Janeiro.

< Niterói vacina mais de 200 adolescentes com comorbidades Com 33º lugar no ranqueamento, arqueira maricaense pega mexicana no mata-mata <