Esportes

Com um a mais desde o primeiro tempo, Fluminense é derrotado pelo Ceará

Imagem ilustrativa da imagem Com um a mais desde o primeiro tempo, Fluminense é derrotado pelo Ceará
|  Foto: Foto: Felipe Santos/CSC
Foto: Felipe Santos/CSC

Em jogo muito disputado no Castelão, o Ceará venceu o Fluminense por 1 a 0 pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo (31). Mesmo com um a menos desde os 30 do primeiro tempo, o Vozão fechou bem sua defesa e conseguiu os importantes três pontos para se distanciar do Z4.

Precisando da vitória para se distanciar da perigosa zona de rebaixamento, o Vozão começou a partida em cima do Fluminense. Rondando a área, a equipe alvinegra chegou pela esquerda, quando Mendoza cruzou para a entrada da área, encontrando o Jael. Ele driblou o zagueiro Nino e acabou derrubado na hora da finalização, sofrendo o pênalti.

Na cobrança, aos 7 minutos, o meia Vina deslocou o goleiro Marcos Felipe e mandou no canto, colocando os donos da casa na frente. Diante da má fase do clube, o jogador se emocionou na comemoração do gol e foi abraçado pelos companheiros na beira do campo. Alívio momentâneo para o Ceará.

A partir do gol sofrido, o Fluminense tentou se postar mais no campo de ataque, mas até então, apesar dos espaços deixados pelo adversário, errava muito no último passe - seja em lançamentos ou cruzamentos. Antes dos 20 minutos, o Tricolor desperdiçou pelo menos duas boas oportunidades ao pecar na hora da assistência.

Aos 24, Samuel Xavier tabelou com Arias pela direita e cruzou rasteiro. O centroavante Abel Hernández recebeu de costas, fez o pivô e girou em cima do zagueiro, abrindo caminho para a finalização. No entanto, o chute saiu mascado e acabou saindo à direita da baliza defendida por João Ricardo.

No lance seguinte, o lateral-esquerdo Marlon foi lançado na linha de fundo e foi atingido por forte carrinho do lateral-direito Gabriel Dias. O lance seguiu e o árbitro esperou a paralisação para puní-lo com o cartão amarelo. Chamado pelo VAR, no entanto, Raphael Claus mudou de ideia e aplicou o cartão vermelho - deixando o Ceará com um a menos aos 30 minutos.

https://twitter.com/DiarioGols/status/1454894105448828928

Com um a menos e desfalcado em seu setor defensivo, o técnico Tiago Nunes precisou sacar o centroavante Jael para repor a lacuna na lateral. Em seu lugar, entrou Igor, substituto natural para Gabriel Dias. O Ceará passou a atuar com duas linhas de quatro jogadores e o meia Vina como referência no ataque.

Naturalmente, o Fluminense passou a ter mais posse de bola tentando rodar o jogo à procura de espaços. Mesmo com um a mais, a equipe carioca não conseguiu criar grandes chances de gol para buscar o empate ainda na primeira etapa, descendo para os vestiários com a derrota no placar.

Segundo tempo

O técnico Marcão voltou para a segunda etapa com Fred no lugar de Caio Paulista, deixando ele e Abel como duas "torres gêmeas" na área para serem alvos de cruzamentos. Além disso, trocou o volante amarelado André e inseriu o jovem Gustavo Apis. O Ceará voltou sem alterações, mas ainda mais fechado e buscando os contra-ataques.

A primeira oportunidade de gol saiu aos 9 minutos. Aberto pela intermediária direita, o meia Luiz Henrique cortou para dentro e cruzou alto no segundo pau. A bola passou por toda a defesa e encontrou Gustavo Apis, livre, quase ao lado da trave. No entanto, ele tentou a finalização ao invés de ajeitar para o meio da área e acabou mandando para fora.

O Tricolor apertava cada vez mais, mas exagerava nos cruzamentos sem direção buscando o famoso "chuveirinho". O Ceará, por sua vez, também não conseguia encaixar os contragolpes e permanecia preso em seu campo de defesa. A saída do meia Erick, que deu lugar ao zagueiro Gabriel Larcerda, diminuiu ainda mais o poder de reação dos cearenses.

Em dividida forte entre Marcos Felipe e Mendoza, aos 30, o jogo ficou paralisado por alguns minutos. Tiago Nunes renovou o fôlego da equipe com William Oliveira, Gabriel Santos e Rick. Saíram Vina, Fernando Sobral e Mendoza. Já o Fluminense colocou mais um centroavante com a entrada de Bobadilla no lugar de Abel Hernández.

Aos 35, em mais um lance de cruzamento na área, a bola sobrou para Danilo Barcelos no segundo pau. Ele girou cruzando para a área e encontrando o artilheiro Fred, que cabeceou forte e tirou tinta do travessão. Foi a chance mais clara de gol do Tricolor em toda a partida.

Pouco depois, aos 39, o Fluminense chegou a balançar as redes - mas o gol foi anulado por impedimento. Arias enfiou na entrada da área, Bobadilla desviou e deixou Lucca cara a cara com o goleiro João Ricardo. Ele chutou no canto e saiu para o abraço, mas o bandeirinha assinalou a posição irregular - confirmada pelo árbitro de vídeo.

O jogo ganhou em intensidade. Aos 42, o Ceará quase ampliou. Rick fez linda jogada individual em contra-ataque, passou por três defensores e chutou forte no canto. Marcos Felipe voou no canto para espalmar para escanteio com a ponta dos dedos. Na cobrança da bola parada, o arqueiro tricolor subiu para ficar com ela novamente.

Diante de todas as paralisações da segunda etapa, o árbitro assinalou oito minutos de acréscimo. Aos 46, após dividida na grande área, um princípio de confusão com empurra-empurra terminou com dois amarelados, um para cada lado: Fred pelo Fluminense e Luiz Otávio pelo Ceará.

Os últimos minutos, já na base do coração, tiveram o Tricolor insistindo nas bolas enviadas à área, mas sempre esbarrando nos bons cortes da defesa. O Ceará, por sua vez, esboçava tímidos contra-ataques, sempre comandados por Rick.

Com a importante vitória no Castelão, o Vozão deu um salto na tabela e chegou à 11ª posição com 36 pontos. Já o Fluminense, cada vez mais distante da briga pelo G4, estacionou nos 39 pontos, no oitavo lugar. Na próxima rodada, o Ceará recebe o Cuiabá, novamente em seu estádio, no domingo (7), às 20h30. Já o Tricolor enfrenta o Sport no Maracanã, no sábado (6), às 21h.

< Cristiano Ronaldo decide contra o Tottenham e desabafa após vitória Neymar curte festa de Halloween em Paris após vitória de virada do PSG <