Esportes

Com volta da torcida e estreia de Rafael, Botafogo vence e assume vice-liderança

Imagem ilustrativa da imagem Com volta da torcida e estreia de Rafael, Botafogo vence e assume vice-liderança
|  Foto: Foto: Vitor Silva/BFR
Rafael Navarro abriu o caminho para mais uma vitória do Botafogo. Foto: Vitor Silva/BFR

O bom filho à casa torna. Com sua torcida de volta ao Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 neste domingo (26), pela Série B, com gols de Rafael Navarro e Luís Oyama. O confronto marcou também a estréia do recém-contratado Rafael pelo clube.

Os donos da casa começaram com a posse de bola, mas sem conseguir furar o bloqueio defensivo da Bolívia Querida. Rondando a área com toques rápidos e curtos, o sistema ofensivo do Alvinegro pecava no último passe e, consequentemente, não conseguia criar chances claras de abrir o placar.

Com um Botafogo pouco inspirado e um Sampaio Corrêa lento e sem força para os contra-ataques, os primeiros 20 minutos foram de poucas emoções no Nilton Santos. Muitas perdas de bola, passes errados e baixa qualidade técnica. As duas equipes precisariam melhorar bastante caso quisessem sair com a vitória.

A primeira grande chance da primeira etapa foi aos 36 minutos. Diego Gonçalves tocou para Chay na intermediária e o meia deu boa enfiada de bola para Marco Antônio na direita. Ele simulou o cruzamento mas mandou direto para o gol, surpreendendo o goleiro Mota - que se recuperou bem e mandou para escanteio.

Logo em seguida, aos 39, Marco Antônio recebeu na entrada da área e fez o passe em profundidade. O centroavante Rafael Navarro foi inteligente e fez o corta-luz, deixando o lateral-esquerdo Carlinhos entrar livre, na cara do gol. Ele finalizou rasteiro para mais uma ótima defesa do goleiro Mota.

Quando tudo se encaminhava para o empate no fim do primeiro tempo, o Botafogo chegou ao primeiro gol. Em cobrança de falta lateral, Chay mandou no meio da confusão e o atacante Rafael Navarro subiu mais que todo mundo e testou no cantinho, sem chances para Mota. Foi o seu décimo gol na competição.

https://twitter.com/Botafogo/status/1442252326799085571

Ainda houve tempo para o Sampaio Corrêa ficar com um a menos. O zagueiro Joécio deu duas entradas violentas consecutivas: no atacante Rafael Navarro e, na sequência do lance, no meia Chay. O VAR acionou o árbitro, que não teve dúvidas em expulsar o jogador maranhense.

Segundo tempo

O jogo recomeçou corrido. Logo aos 3 minutos, Marco Antônio roubou a bola no meio, puxou o contra-ataque e rolou para Chay na lateral da área. Ele tentou o passe para o meio, mas a zaga cortou parcialmente, quase mandando para o gol. Quase em cima da linha, Allan colocou para escanteio.

Na sequência, aos 5, o árbitro chegou a assinalar pênalti em disputa de bola na grande área - mas, após ser chamado pelo árbitro de vídeo, ele cancelou a marcação considerando que o braço estava colado ao corpo no momento do desvio. A partida foi reiniciada com bola ao chão.

O Alvinegro seguiu na pressão. Aos 9, em jogada ensaiada, Chay rolou uma falta lateral para trás, encontrando Marco Antônio na quina da área. O meia cruzou para a área e encontrou o zagueiro Gilvan, que subiu livre e cabeceou para fora. Ótima oportunidade desperdiçada pelo Botafogo para ampliar.

O jogo ficou muito mais movimentado, lá e cá, mas as equipes seguiam pecando na última bola; tanto o Sampaio na busca do gol de empate quanto o Botafogo nos contra-ataques tentando ampliar. A torcida aumentou o volume na tentativa de empurrar o time, temendo pelo diferença mínima no placar.

Aos 21 minutos, o momento tão aguardado pela galera botafoguense: a estreia de Rafael como jogador do Botafogo. Com a camisa 7, ele entrou como ponta, no lugar de Marco Antônio. Ao pisar no gramado, foi ovacionado e teve seu nome gritado por alguns minutos.

O gol que matou o confronto saiu aos 32 minutos. Carlinhos puxou o contra-ataque pela esquerda e deu linda enfiada de bola para Luís Oyama. O volante, na linha de fundo, ajeitou o corpo para cruzar e mandou em direção à área. Com um pequeno desvio na zaga, a bola enganou o goleiro Mota e morreu na rede.

https://twitter.com/Botafogo/status/1442263542913138690

Logo em seguida, o atacante Diego Gonçalves foi lançado pela esquerda, invadiu a área, fez boa jogada individual quase junto à linha de fundo e finalizou, mesmo sem ângulo. A bola explodiu na trave e saiu. Àquela altura, a torcida alvinegra já comemorava a vitória em seu retorno ao Nilton Santos.

Com a vitória, o Botafogo chegou a 47 pontos, ultrapassando o Goiás, que tem 45, e assumindo a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro abriu quatro pontos de vantagem sobre o Avaí, primeira equipe fora do G4. Na próxima rodada, o time carioca visita o Vitória, no Barradão, na quarta-feira (29), às 21h30.

< Rei Pelé parabeniza argentino Lionel Messi por quebrar seu recorde Nicole Bahls sai em defesa de Nego do Borel após expulsão: "Menino doce" <