Desencontro

Confusão e revolta: rubro-negros ficam sem voos para o Equador

Desentendimento entre Latam e Outsiders prejudica torcedores

Flamenguistas revoltados ocupam saguões do Galeão à espera de voos
Flamenguistas revoltados ocupam saguões do Galeão à espera de voos |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Manhã de confusão, revolta e apreensão nos saguões do Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (28). Centenas de torcedores do Flamengo ficaram sem seus voos para o Equador, onde acontece a final da Copa Libertadores contra o Athletico-PR.

Os rubro-negros, que começaram a chegar no local desde a madrugada, receberam uma terrível notícia: os aviões supostamente reservados pela parceria entre o clube e a Outsider Tours simplesmente não existiam - já que a empresa enfrentou problemas para fretar voos para o local da grande decisão.

Os problemas e as informações desencontradas começaram no último dia 18. Já na quinta-feira (27), a empresa se comprometeu junto ao Procon a levar os torcedores ainda no mesmo dia - algo que não aconteceu. A nova promessa aos clientes é de que haverá três voos na noite desta sexta, às 23h, 23h30 e 3h da manhã do sábado (29). 

Presente no local, o diretor comercial da Outsider Tours, Fernando Sampaio, não consegue dar informações mais precisas aos torcedores. Ao chegar no Galeão, ele precisou ser escoltado por policiais e seguranças do aeroporto para não ser agredido pelos flamenguistas mais exaltados em busca de explicações.

Posicionamentos

A Outsider Tours, empresa especializada em pacotes de viagem, anunciada pelo Flamengo como parceira comercial na e patrocinadora na última segunda-feira (24), não conseguiu fretar voos suficientes para todos os torcedores que adquiriram seus pacotes - que custaram até R$ 25 mil.

Alguns voos foram remarcados desde a quarta-feira (26) sob a justificativa de problemas de logística causados pelas erupções do vulcão Cotopaxi. No entanto, a empresa afirmou ao "Globo Esporte", através do próprio Fernando Sampaio, que todos que adquiriram pacotes estarão em Guayaquil para a final.

A Latam, por outro lado, afirmou através de nota oficial que não há qualquer acordo ou compromisso com a agência de viagens. A companhia aérea é considerado o "plano b" da Outsider - já que a ideia inicial de fretar voos com companhias estrangeiras foi vetada pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Notas

Confira a nota oficial divulgada pela Outsider na tarde de quinta-feira:

"A Outsider Tours informa que todos os passageiros que tiveram seus voos alterados vão embarcar e os ajustes necessários para a efetivação dos novos embarques já foram feitos, incluindo o remanejamento dos clientes para novos voos.

Mais de 170 passageiros já voaram e mais 170 clientes partem ainda hoje (27) para Guayaquil. Outros oito embarques também vão acontecer entre amanhã (28) e a madrugada do sábado (29).

Lamentamos o ocorrido, que aconteceu por conta de um cancelamento de voo da Euro Atlantic, já contatada e paga pela Outsiders previamente."

Nesta sexta, foi a vez da Latam, apontada como companhia aérea que fretaria os voos, se posicionar:

"A LATAM esclarece que são inverídicas as declarações feitas pela Outsider Tours sobre o envolvimento da companhia em supostos fretamentos do Brasil para o Equador. Isso porque: 

1. A LATAM não programou nenhum voo fretado do Brasil para o Equador para o torneio em questão. 

2. A LATAM não fechou nenhum contrato com a Outsider Tours para o torneio em questão.

3. A empresa EuroAtlantic Airways mencionada pela Outsider Tours não é e nunca foi subsidiária da LATAM. 

Diante dos fatos, a LATAM reitera não ter qualquer envolvimento com esse assunto."

< 'Tiraram o sonho dele', diz morador em protesto por morte de jovem É oficial! Gisele não está mais com Tom Brady: 'Nos distanciamos' <