Desencontro
Confusão e revolta: rubro-negros ficam sem voos para o Equador
Desentendimento entre Latam e Outsiders prejudica torcedores
Manhã de confusão, revolta e apreensão nos saguões do Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (28). Centenas de torcedores do Flamengo ficaram sem seus voos para o Equador, onde acontece a final da Copa Libertadores contra o Athletico-PR.
Os rubro-negros, que começaram a chegar no local desde a madrugada, receberam uma terrível notícia: os aviões supostamente reservados pela parceria entre o clube e a Outsider Tours simplesmente não existiam - já que a empresa enfrentou problemas para fretar voos para o local da grande decisão.
Manhã de muita confusão no Galeão. A Outsider continua com problemas para realocar torcedores do Flamengo e o caos toma conta com o relógio passando e rubro-negros, que pagaram caro, sem saber se vão apoiar o time e como assistirão a final da Libertadores em Guayaquil pic.twitter.com/Lij1Vuvyit
— Renan Moura (@renanmouraglobo) October 28, 2022
Os problemas e as informações desencontradas começaram no último dia 18. Já na quinta-feira (27), a empresa se comprometeu junto ao Procon a levar os torcedores ainda no mesmo dia - algo que não aconteceu. A nova promessa aos clientes é de que haverá três voos na noite desta sexta, às 23h, 23h30 e 3h da manhã do sábado (29).
Mais imagens da confusão no aeroporto do Galeão, no RJ. Funcionário da Outsider Tours disse aos torcedores do Flamengo que não há mais voos para Guayaquil. Um rubro-negro revelou que saiu de Fortaleza e vendeu um carro para viajar.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 28, 2022
🗞 | 🎥 @venecasagrande pic.twitter.com/CeaYDyEcD3
Presente no local, o diretor comercial da Outsider Tours, Fernando Sampaio, não consegue dar informações mais precisas aos torcedores. Ao chegar no Galeão, ele precisou ser escoltado por policiais e seguranças do aeroporto para não ser agredido pelos flamenguistas mais exaltados em busca de explicações.
Posicionamentos
A Outsider Tours, empresa especializada em pacotes de viagem, anunciada pelo Flamengo como parceira comercial na e patrocinadora na última segunda-feira (24), não conseguiu fretar voos suficientes para todos os torcedores que adquiriram seus pacotes - que custaram até R$ 25 mil.
Alguns voos foram remarcados desde a quarta-feira (26) sob a justificativa de problemas de logística causados pelas erupções do vulcão Cotopaxi. No entanto, a empresa afirmou ao "Globo Esporte", através do próprio Fernando Sampaio, que todos que adquiriram pacotes estarão em Guayaquil para a final.
A Latam, por outro lado, afirmou através de nota oficial que não há qualquer acordo ou compromisso com a agência de viagens. A companhia aérea é considerado o "plano b" da Outsider - já que a ideia inicial de fretar voos com companhias estrangeiras foi vetada pela Agência Nacional de Aviação Civil.
Notas
Confira a nota oficial divulgada pela Outsider na tarde de quinta-feira:
"A Outsider Tours informa que todos os passageiros que tiveram seus voos alterados vão embarcar e os ajustes necessários para a efetivação dos novos embarques já foram feitos, incluindo o remanejamento dos clientes para novos voos.
Mais de 170 passageiros já voaram e mais 170 clientes partem ainda hoje (27) para Guayaquil. Outros oito embarques também vão acontecer entre amanhã (28) e a madrugada do sábado (29).
Lamentamos o ocorrido, que aconteceu por conta de um cancelamento de voo da Euro Atlantic, já contatada e paga pela Outsiders previamente."
Nesta sexta, foi a vez da Latam, apontada como companhia aérea que fretaria os voos, se posicionar:
"A LATAM esclarece que são inverídicas as declarações feitas pela Outsider Tours sobre o envolvimento da companhia em supostos fretamentos do Brasil para o Equador. Isso porque:
1. A LATAM não programou nenhum voo fretado do Brasil para o Equador para o torneio em questão.
2. A LATAM não fechou nenhum contrato com a Outsider Tours para o torneio em questão.
3. A empresa EuroAtlantic Airways mencionada pela Outsider Tours não é e nunca foi subsidiária da LATAM.
Diante dos fatos, a LATAM reitera não ter qualquer envolvimento com esse assunto."
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!